Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7977
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Comparação da perspectiva de carreira profissional entre alunos de Administração: ingressantes versus egressos
metadata.dc.creator: Reis, Amanda Cristina Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira Junior, Manoel Carlos de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza Júnior, Armando Araújo de
metadata.dc.contributor.referee2: Chaves, Hilmar Tadeu
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral verificar se as expectativas dos alu-nos e ex-alunos da UFAM em relação ao curso de administração foram cumpridas. Para isso, é necessário saber tanto as expectativas de seus alunos ao ingressar no curso como as perspectivas profissionais de seus recém egressos. Assim, foi realizada uma análise bibliográfica de estudos semelhantes e recentes e uma pesquisa do tipo survey. Os resultados mostram que a maioria das habilidades e as expectativas foram cumpridas, outras, entretanto, obtiveram resultado abaixo das demais, como a habilidade de realizar consultorias em gestão. A esta evolu-ção os alunos atribuem, principalmente, o ensino em universidade e o estágio, sendo a pesquisa científica e as atividades de extensão menos relevantes. Desta forma, pode-se dizer que as expectativas antes de ingressar na faculdade foram cumpridas, sendo que o curso é mais bem avaliado pelos egressos, o que indica grande satisfação em completá-lo. Além disso, a maioria dos alunos se mostrou satisfeito com a grade curricular e não sugeriu mudanças. Por fim, cabe ressaltar que, apesar de obterem uma formação abrangente, as perspectivas para a grande maioria dos alunos é de continuar trabalhando dentro de sua área de formação.
Abstract: The general objective of this research is to verify whether the expectations of UFAM students and former students in relation to the administration course were met. To do this, it is necessary to know both the expectations of your students when entering the course and the professional perspectives of your recent graduates. Thus, a bibliographical analysis of similar and recent studies and a survey research were carried out. The results show that most of the skills and expectations were met, others, however, obtained results below the others, such as the ability to carry out management consultancy. Students mainly attribute university teaching and internships to this evolution, with scientific research and extension activities being less relevant. In this way, it can be said that the expectations before entering college were met, and the course is better evaluated by graduates, which indicates great satisfaction in completing it. Furthermore, the majority of students were satisfied with the curriculum and did not suggest changes. Finally, it is worth highlighting that, despite obtaining comprehensive training, the prospects for the vast majority of students are to continue working within their area of training.
Keywords: Administração
Calouros
Egressos
Expectativas
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FES - Faculdade de Estudos Sociais
metadata.dc.publisher.course: Administração - Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7977
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AmandaReis.pdf219,08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.