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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Mapeamento de custos para formação de tarifa de transporte fluvial no trecho Manaus - Santarém
Other Titles: Cost mapping for the establishment of the river transport fare on the Manaus - Santarém route
metadata.dc.creator: Pinheiro, João Victor Mendes
metadata.dc.contributor.advisor1: Rocha, Augusto Cesar Barreto
metadata.dc.contributor.referee1: Pinheiro, Ana Maria Guerra Seráfico
metadata.dc.contributor.referee2: Contente, Ellem Cristiane Morais de Sousa
metadata.dc.description.resumo: O cenário atual do transporte aquaviário de cargas e passageiros na região Norte do Brasil não é muito diferente de uma década atrás. Apesar de sua capacidade de transportar grandes quantidades de pessoas e cargas, gerando menores níveis de emissão de poluentes e menores custos em comparação aos demais meios de transporte, carece de infraestrutura e gestão eficiente, pois permanece, em sua maioria, gerido com práticas administrativas informais, inexistindo registros dos custos incorridos para a formação dos preços, causando a falta de padronização das tarifas do transporte aquaviário de passageiros e, resultando com que o próprio operador não consiga determinar se incorre em lucro ou prejuízo. Neste contexto, este estudo mapeia os diferentes custos que compõem o valor da tarifa cobrada aos passageiros do transporte aquaviário no trecho Manaus - Santarém, ressaltando a importância da harmonização dos interesses dos usuários quanto à qualidade, segurança e oferta dos serviços de transporte, e dos prestadores do serviço, quanto à justa remuneração pelos serviços prestados. É proposto um cenário em que o preço da tarifa seja reajustado para R$ 200,00, tomando o ponto de vista do armador, que busca maximizar os lucros de sua empresa, também é feita a simulação de DRE para este cenário. Calculou-se o preço módico da tarifa, resultando em R$ 138,17, concluindo-se que a modicidade já está sendo praticada atualmente, devido à proximidade do valor módico com o preço atual praticado.
Abstract: The current scenario for water transportation of cargo and passengers in the northern region of Brazil is not very different from a decade ago. Despite its ability to transport large amounts of people and cargo, generating lower levels of pollutant emissions and lower costs compared to other means of transport, it lacks infrastructure and efficient management, as it remains mostly managed with informal administrative practices, with no records of the costs incurred for price formation, causing a lack of standardization of passenger water transport fares and resulting in the operator himself being unable to determine whether he incurs a profit or a loss. In this context, this study maps out the different costs that make up the fare charged to waterway passengers on the Manaus - Santarém stretch, highlighting the importance of harmonizing the interests of users in terms of the quality, safety, and supply of transport services, and of service providers in terms of fair remuneration for the services provided. It also proposes a scenario in which the tariff price is readjusted to R$ 200.00, taking the point of view of the shipowner, who seeks to maximize his company's profits, it is simulated the profits for this scenario. The modicum price of the fare is calculated, resulting in R$ 138.17, concluding that the minimum price is already being practiced currently, due to the proximity of the modicum price to the current price charged.
Keywords: Transporte aquaviário na região Norte do Brasil
Gestão
Mapeamento de custos
Modicidade tarifária
Water transport in the North of Brazil
Management
Cost mapping
Tariff modity
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FT - Faculdade de Tecnologia
metadata.dc.publisher.course: Engenharia Civil - Bacharelado - Manaus
Citation: PINHEIRO, João Victor Mendes. Mapeamento de custos para formação de tarifa de transporte fluvial no trecho Manaus - Santarém. 2024. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7983
metadata.dc.subject.controlado: .
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