Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7993
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Contato e conexão com a natureza na educação infantil
metadata.dc.creator: Amaral, Camila Rodrigues de
metadata.dc.contributor.advisor1: Albuquerque, Dayse da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Adria Sousa de
metadata.dc.description.resumo: O contato com a natureza é o estado de presença do ser humano que se reconhece no ambiente natural, enquanto a conexão expressa uma relação de proximidade intrínseca. Difundir esse vínculo, oportunizando o convívio com a natureza na educação infantil pode gerar contribuições significativas para o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico da criança. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo caracterizar as implicações desse contato e conexão entre criança e natureza. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa a fim de contribuir com a construção de conhecimento sobre a temática a partir de uma revisão de literatura. Os cinco estudos selecionados para análise foram acessados via base de dados do Google Acadêmico, incluindo aqueles articulados ao tema de pesquisa, publicados no período de 2019 a 2023 (últimos cinco anos). A partir da leitura dos materiais selecionados foram identificadas as seguintes categorias: 1) Contextualização do campo de pesquisa; 2) A natureza como direito da criança; 3) Ambiente natural no cotidiano infantil; 4) Contato e conexão com a natureza; 5) Natureza, escola e tecnologia e, 6) Pertencimento e percepção da criança em relação a natureza. Os cinco estudos descritos indicam a necessidade de implementação de práticas de Educação Ambiental nas escolas de educação infantil, com intuito de fortalecer os vínculos das crianças com o meio natural, favorecendo a sensibilização para os problemas e necessidades ambientais. Verificou-se também que essas atividades impactam na vida das crianças, de forma pessoal e social, e que a ausência da relação com a natureza pode ocasionar prejuízos ao desenvolvimento infantil.
Abstract: Contact with nature is the state of presence of the human being who recognizes himself in the natural environment, while connection expresses a relationship of intrinsic proximity. Spreading this bond, providing opportunities for interaction with nature in early childhood education can generate significant contributions to the child's cognitive, emotional, social and physical development. From this perspective, the present study aimed to characterize the implications of this contact and connection between children and nature. To this end, qualitative research was carried out in order to contribute to the construction of knowledge on the topic based on a literature review. The five studies selected for analysis were accessed via the Google Scholar database, including those linked to the research topic, published between 2019 and 2023 (last five years). From reading the selected materials, the following categories were identified: 1) Contextualization of the research field; 2) Nature as a child’s right; 3) Natural environment in children's daily lives; 4) Contact and connection with nature; 5) Nature, school and technology and, 6) Children's belonging and perception in relation to nature. The five studies described indicate the need to implement Environmental Education practices in early childhood schools, with the aim of strengthening children's bonds with the natural environment, promoting awareness of environmental problems and needs. It was also found that these activities impact children's lives, personally and socially, and that the absence of a relationship with nature can cause several losses in child development.
Keywords: Educação infantil
Desenvolvimento infantil
Conexão com a natureza
Early childhood education
Child development
Connection with nature
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
Citation: AMARAL, Camila Rodrigues de. Contato e conexão com a natureza na educação infantil. 2024. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7993
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_CamilaAmaral.pdf344,42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.