Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8012
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | WISC-IV e a avaliação da aprendizagem e inteligência: uma revisão de escopo |
metadata.dc.creator: | Fonteneles, Maria Luiza dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Resende, Gisele Cristina |
metadata.dc.contributor.referee1: | Sousa, Caroline Stefany Marques de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Gisele Pereira da |
metadata.dc.description.resumo: | A avaliação da inteligência é primordial em crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem e para essa avaliação a Escala WISC de Inteligência tem sido o instrumento mais adequado. Neste trabalho objetivou-se mapear o perfil de pesquisas empíricas dos últimos 5 anos acerca da aprendizagem/inteligência que utilizam o WISC-IV em crianças. Para a metodologia foi adotado o modelo de revisão de escopo de acordo o protocolo de revisões estruturado pelas diretrizes do Instituto Joanna Briggs (JBI). Foram utilizadas três bases de dados, com termos indexados nos descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e no Thesaurus da base ERIC, com vistas a responder a pergunta de pesquisa: “Como o teste WISC-IV é utilizado em pesquisas na avaliação de inteligência/aprendizagem de crianças?”. Foram incluídos artigos em português, inglês e espanhol, de diferentes abordagens metodológicas no período de 2019 a 2022. Com base nos resultados das buscas, foram selecionados dez artigos científicos para compor a amostra analisada. Essas análises revelaram que o teste WISC é o instrumento mais utilizado em investigações científicas. Além disso, demonstram que nos últimos anos têm havido pesquisas para analisar sua aplicabilidade em diferentes contextos. Estes estudos foram publicados em periódicos científicos de alta qualidade. Entretanto, durante a análise, foi observada uma necessidade de estudos com enfoque na avaliação da inteligência e de aspectos da aprendizagem. Isso se deve ao fato de que o teste proporciona uma avaliação completa dos aspectos cognitivos, o que é crucial para compreender as habilidades de um indivíduo. Mais importante ainda, essa compreensão pode favorecer a elaboração de estratégias terapêuticas para reabilitação e intervenção educacional. Portanto, os resultados sugerem que embora o teste WISC seja amplamente utilizado e estudado, há uma lacuna a ser preenchida em relação à compreensão abrangente da inteligência e sua relação com a aprendizagem. Essa lacuna representa uma área de pesquisa promissora que pode contribuir significativamente para a prática clínica e educacional. |
Abstract: | The assessment of intelligence is essential in children who have learning difficulties and for this assessment the WISC Intelligence Scale has been the most appropriate instrument. The objective of this study was to map the profile of empirical research in the last 5 years on learning/intelligence using WISC-IV in children. For the methodology, the scoping review model was adopted according to the review protocol structured by the guidelines of the Joanna Briggs Institute (JBI). Three databases were used, with terms indexed in the descriptors in Health Sciences (DeCS) and in the Thesaurus of the ERIC database, in order to answer the research question: "How is the WISC-IV test used in research in the assessment of intelligence/learning of children?". Articles in Portuguese, English and Spanish, of different methodological approaches were included in the period from 2019 to 2022. Based on the results of the searches, ten scientific articles were selected to compose the analyzed sample. These analyses revealed that the WISC test is the most widely used instrument in scientific investigations. In addition, they demonstrate that in recent years there have been studies to analyze its applicability in different contexts. These studies have been published in high-quality scientific journals. However, during the analysis, there was a need for studies focused on the assessment of intelligence and aspects of learning. This is due to the fact that the test provides a thorough assessment of cognitive aspects, which is crucial for understanding an individual's abilities. More importantly, this understanding can favor the development of therapeutic strategies for rehabilitation and educational intervention. Therefore, the results suggest that although the WISC test is widely used and studied, there is a gap to be filled regarding the comprehensive understanding of intelligence and its relationship to learning. This gap represents a promising area of research that can contribute significantly to clinical and educational practice. |
Keywords: | Inteligência Neuropsicologia Avaliação Psicológica Aprendizagem |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FAPSI - Faculdade de Psicologia |
metadata.dc.publisher.course: | Psicologia – Formação de Psicólogo - Bacharelado - Manaus |
Citation: | FONTENELES, Maria Luiza dos Santos. WISC-IV e a avaliação da aprendizagem e inteligência: uma revisão de escopo. 2024. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8012 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_MariaLuizaFonteneles.pdf | 411,07 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.