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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Práticas de responsabilidade social como políticas de estratégias de negócios do ramo de perfumaria: uma análise documental das empresas Natura e O Boticário
Other Titles: Social responsibility practices as policies of business strategies in the perfumery industry: a documentary analysis of the companies Natura and O Boticário
metadata.dc.creator: Barbosa, Cristina Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Francisco Alcicley Vasconcelos
metadata.dc.contributor.referee1: Barreto, William de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Pontes, Raimundo Vitor Ramos
metadata.dc.description.resumo: A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) tem se destacado como um diferencial estratégico significativo para as empresas de cosméticos. Em um mercado altamente competitivo e sensível à imagem, as empresas desse setor estão percebendo os benefícios de adotar práticas socialmente responsáveis em suas operações. O objetivo principal deste trabalho é discutir as práticas de RSE, desenvolvidas pelas empresas do ramo de perfumaria e cosméticos, Grupo Natura & Co e Grupo O Boticário, com base nos relatórios de Global Reporting Initiative (GRI) do ano de 2022. Bem como, pontuar de que maneira as práticas estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os princípios Environmental, Social and Governance (ESG). A Natura & Co se destaca por seu modelo de negócios baseado na Venda por Relações, que não apenas promove a geração de renda digna, mas também aborda questões sociais como combate às desigualdades e apoio às mulheres. O Grupo Boticário segue na adesão a diretrizes como a GRI 2-28 destaca a busca contínua pela contribuição ativa para o desenvolvimento sustentável em seu setor. Pretende-se, assim, promover reflexões e analisar os impactos de tais práticas dentro das organizações e no meio ambiente. Sob essa ótica, a RSE pode ser um fator crucial de diferenciação. Empresas que se destacam por suas práticas éticas e sustentáveis podem ganhar vantagem competitiva, conquistando novos segmentos de mercado e mantendo a fidelidade dos clientes existentes.
Abstract: Corporate Social Responsibility (CSR) has stood out as a significant strategic differentiator for cosmetics companies. In a highly competitive and image-sensitive market, companies in this sector are realizing the benefits of adopting socially responsible practices in their operations. The main objective of this work is to discuss CSR practices, developed by companies in the perfumery and cosmetics sector, Grupo Natura & Co and Grupo O Boticário, based on the Global Reporting Initiative (GRI) reports for the year 2022. As well as, point out how practices are aligned with the Sustainable Development Goals (SDGs) and Environmental, Social and Governance (ESG) principles. Natura & Co stands out for its business model based on Relationship Selling, which not only promotes the generation of decent income, but also addresses social issues such as combating inequalities and supporting women. Grupo Boticário continues to adhere to guidelines such as GRI 2-28, highlighting the continuous search for active contribution to sustainable development in its sector. The aim is, therefore, to promote reflections and analyze the impacts of such practices within organizations and the environment. From this perspective, CSR can be a crucial differentiating factor. Companies that stand out for their ethical and sustainable practices can gain a competitive advantage, conquering new market segments and maintaining the loyalty of existing customers.
Keywords: Corporate Social Responsibility (CSR)
Sustainable Development Goals (SDGs)
Social and Governance (ESG)
Responsabilidade Social Empresarial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Administração - Bacharelado - Parintins
Citation: BARBOSA, Cristina Pereira. Práticas de responsabilidade social como políticas de estratégias de negócios do ramo de perfumaria: uma análise documental das empresas Natura e O Boticário. 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia, Parintins, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8022
metadata.dc.subject.controlado: .
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