Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8027
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Violências na escola: percepções e vivências por meio de uma investigação autoetnográfica |
metadata.dc.creator: | Andrade, Geovanna Alves |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Adan Renê Pereira da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Iolete Ribeiro da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Furtado, Lucas Antunes |
metadata.dc.contributor.referee3: | Tenório, Adriano Magalhães |
metadata.dc.description.resumo: | A violência, em especial, a violência escolar, é um fenômeno multidisciplinar e multifatorial. Partindo da constatação do aumento dos casos de violência e de como a sociedade tende a temer que a violência no âmbito escolar afete educandos/as, os próprios familiares e o corpo escolar, o presente estudo justifica-se social e cientificamente, além de pessoalmente ser de interesse da autora pela própria vivência na educação desde a infância como um espaço não só institucional, mas afetivo. Focou-se na seguinte indagação: está a equipe institucional habilitada a mediar tantas e tamanhas situações de violência que acontecem intramuros? Assim, teceram-se os objetivos: Geral - investigar, por meio da autoetnografia, situações de violência escolar presenciadas e/ou pessoalmente sentidas durante minhas atuações em diversos momentos de experiências profissionais com as respectivas respostas institucionais. Específicos - delinear alguns dos modos pelos quais as violências ocorrem no cotidiano amazônico, com foco em um dos espaços escolares no qual atuei, entendendo um fenômeno geral (a violência escolar) por meio de um espaço particular; compreender como as violências escolares expressam-se desde a infância em suas articulações com processos de socialização; investigar como as diversas violências escolares interseccionalizam-se com questões de classe, raça, gênero e territorialidades e as respostas institucionais dadas. A metodologia utilizada foi a autoetnografia, com viés qualitativo e ancorada em referenciais teóricos socioculturais, decoloniais e do feminismo interseccional, valendo-se, principalmente, de autoras negras, contudo, abrangendo demais pesquisadores e pesquisadoras que trabalhem na perspectiva decolonial e interseccional. Os resultados foram divididos em três cenas, quais sejam: Cena 1. Presenciando situações de violência escolar: Mara e a dor que se esvai – ou se concentra – pela/na pele, na qual se discute a violência escolar marcada contra a infância, em articulação com a raça, com o gênero e com a classe, voltada contra uma aluna; Cena 2. Sentindo na pele a violência: como se escoa aquilo que dói?, em que o debate insere a autora como a própria vítima da violência, marcada pelas dimensões de gênero e classe; e Cena 3. “Inventando” soluções: diálogos imaginários com autoras negras e autores negros, indígenas e decoloniais, no qual se debatem mais profundamente os dados junto ao referencial teórico adotado. Como conclusões, percebeu-se que a escola torna-se reflexo de uma educação bancária e neoliberal, ou seja, produto e produtora da violência, sufocada pelo trabalho rotineiro e individualizante, o que não leva a desvelar a ideologia que mantém o funcionamento cindido entre escola pública e particular. No caso da segunda, tem-se o exemplo por excelência da educação como mercadoria, mercadoria esta que vai desumanizando todos e todas por onde passa, fechando-se para seu entorno e propondo soluções individualistas para as violências geradas em seu interior. Microagressões tendem a ser frequentes neste espaço, com as crianças já reproduzindo valores de socialização familiar – colonialistas, patriarcais e capitalistas – e, consequentemente, naturalizando-se a violência, seja por parte do alunado, seja por parte dos/as docentes e corpo escolar, que não são incentivados a questionarem o status quo, afinal, não se pode perder o valor exorbitante das mensalidades que sustentam o modelo de ensino vigente na rede privada. |
Abstract: | Abstract. Violence, especially school violence, is a multidisciplinary and multifactorial phenomenon. Based on the observation of the increase in cases of violence and how society tends to fear that violence in the school environment affects students, their families and the school body, the present study is socially and scientifically justified, in addition to being personally The author's interest in the experience of education since childhood as a space not only institutional, but also affective, began with the following question: is the institutional team qualified to mediate so many situations of violence that occur within walls? Thus, they were created as objectives. General: investigate, through autoethnography, situations of school violence witnessed and/or personally felt during my work at different moments of professional experiences. Specific: outline some of the ways in which violence occurs in daily life in the Amazon, focusing on one of the school spaces in which I worked, understanding a general phenomenon (school violence) through a particular space; understand how school violence is expressed from childhood in its articulations with socialization processes; investigate how various school violences intersect with issues of class, race, gender and territorialities. The methodology used was autoethnography, with a qualitative bias and anchored in sociocultural, decolonial and intersectional feminism theoretical references, using mainly black authors, but covering other researchers who work from a decolonial and intersectional perspective. The results were divided into three scenes, namely: Scene 1. Witnessing situations of school violence: Mara and the pain that disappears – or concentrates – through/on the skin, in which marked violence against childhood is discussed, in conjunction with race, gender and class, turned against a student, Scene 2. Feeling violence in your skin: how does what hurts flow away?, in which the debate inserts the author as the victim of violence herself, marked by dimensions of gender and class and Scene 3. “Inventing” solutions: imaginary dialogues with black authors and black, indigenous and decolonial authors, in which data are debated in more depth along with the adopted theoretical framework. As conclusions, it was noticed that the school becomes a reflection of a banking and neoliberal education, that is, a product and producer of violence, suffocated by routine and individualizing work, which does not lead to revealing the ideology that maintains the functioning divided between public and private school. In the case of the second, there is the example par excellence of education as a commodity, dehumanizing everyone wherever it goes, closing itself off from its surroundings and proposing individualistic solutions to the violence generated within it. Microaggressions tend to be frequent in this space, with children already reproducing family socialization values – colonialist, patriarchal and capitalist – and, consequently, violence becoming natural, whether on the part of students or on the part of teachers and school staff, who are not encouraged to question the status quo, after all, the exorbitant value of monthly fees that support the current education model in the private network cannot be lost. |
Keywords: | Violência escolar Decolonialidade Autoetnografia Educação Bancária |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
Citation: | ANDRADE, Geovanna Alves. Violências na escola: percepções e vivências por meio de uma investigação autoetnográfica. 2024.70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura plena em pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8027 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_GeovannaAndrade | 553,17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.