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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Análise da competitividade brasileira no mercado de internacional de limão e lima ácida
metadata.dc.creator: Monteiro, Tiago Barros
metadata.dc.contributor.advisor1: Del Fiori, Diogo
metadata.dc.contributor.referee1: Sarmiento Ramirez, Yunier
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Neuler André Soares de
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como objetivo investigar como a competitividade do Brasil se desenvolveu no mercado global de limões no período de 2002 a 2022. Para alcançar esse objetivo, realiza-se uma análise abrangente da competitividade brasileira nesse mercado, considerando os índices de Vantagem Comparativa Revelada (VCR), Posição Relativa de Mercado (PRM) e Taxa de Cobertura (TC), além de investigar as fontes de crescimento das exportações por meio do modelo de Constant Market Share. A hipótese levantada é de que o Brasil evoluiu competitivamente no mercado internacional de limões. Os resultados obtidos revelam que, ao longo do período analisado, o Brasil demonstrou competitividade, com uma tendência de crescimento nos indicadores de VCR e PRM. O modelo Constant Market Share indica que a maior parte dos ganhos de competitividade ocorreu na primeira metade do período estudado, enquanto na segunda metade, embora tenha havido ganhos de competitividade, o crescimento das exportações foi impulsionado principalmente pelo aumento das exportações mundiais.
Abstract: The present study aims to investigate how Brazil's competitiveness developed in the global lemon market from 2002 to 2022. For this, a comprehensive analysis of Brazilian competitiveness in this market is conducted, considering the Revealed Comparative Advantage indices (RCA), Relative Market Position (RPM), and coverage rate, as well as investigating the sources of export growth through the Constant Market Share model. The hypothesis raised is that Brazil has evolved competitively in the international lemon market. The results obtained reveal that, over the analyzed period, Brazil demonstrated competitiveness, with a trend of growth in RCA and RMP indicators. The Constant Market Share model indicates that most of the competitiveness gains occurred in the first half of the studied period, while in the second half, although there were competitiveness gains, export growth was mainly driven by the increase in global exports.
Keywords: Competitividade
Comércio Internacional
Economia Aplicada
Frutas
Economia Agrícola
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ECONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FES - Faculdade de Estudos Sociais
metadata.dc.publisher.course: Ciências Econômicas - Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8064
metadata.dc.subject.controlado: .
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