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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8066
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Análise qualitativa de superfície do pavimento asfáltico do Campus Universitário da UFAM |
metadata.dc.creator: | Rodrigues, Felipe Lopes |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Guimarães, Daniela Muniz D’Antona |
metadata.dc.contributor.referee1: | Fonseca, Régis Pamponet da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pinheiro, Ana Maria Guerra Serafico |
metadata.dc.description.resumo: | A infraestrutura de transporte no Brasil tem sido marcada importância e necessidade do modal rodoviário, sendo seus principais viés o transporte de cargas e de pessoas. Dito isso, a logística rodoviária, bem como sua condição física pode ser considerado um elo de grande importância para sociedade. No entanto, essa preferência enfrenta desafios significativos, especialmente evidenciados pela má condição das estradas, com destaque para a situação crítica das vias no Norte do país. A falta de medidas eficazes de manutenção agrava a situação, comprometendo a qualidade dos serviços e a segurança dos usuários. A utilização de materiais que atendam aos padrões regulatórios é vital para assegurar a qualidade das vias, sendo o revestimento asfáltico, em especial o Concreto Asfáltico, o mais empregado no Brasil. A análise qualitativa da superfície do pavimento torna-se um campo de estudo essencial, dada a relevância do transporte rodoviário no cenário nacional. Esta pesquisa se focou na análise do pavimento flexível no Campus Universitário da UFAM, onde sua qualidade operacional impacta diretamente na mobilidade e segurança da comunidade acadêmica. Foi separado quatro trechos, cada um com 100 metros de extensão e seções em intervalos de 10 metros, considerado crítico no que se refere ao surgimento de patologias. Examinou-se de forma detalhada e objetiva os defeitos presentes na via, e verificando os parâmetros normativos estabelecidos pelo DNIT. Assim, após feito o levantamento das patologias e das deflexões, foi calculado o índice de gravidade global (IGG) que classifica a condição operacional da estrada, podendo servir como um fator determinante na escolha do tratamento adequado para a via. Para o estudo de caso em questão, os trechos 1 e 2 foram classificados como péssimos, e os trechos 3 e 4 como ruins, mostrando que as condições dos trechos analisados se encontram abaixo do recomendado pela norma. Contudo, era esperado que as avaliações funcionais nos trechos 1 e 2 não fossem as mais críticas, pois esses trechos passaram por manutenção recente. Palavras-chave: Análise qualitativa; IGG; Superfície, Patologias. |
Abstract: | The transportation infrastructure in Brazil has been marked by the importance and necessity of the road transport mode, with its main biases being the transportation of goods and people. That said, road logistics, as well as its physical condition, can be considered a link of great importance to society. However, this preference faces significant challenges, especially evidenced by the poor condition of roads, particularly in the Northern region of the country. The lack of effective maintenance measures exacerbates the situation, compromising the quality of services and the safety of users. The use of materials that meet regulatory standards is vital to ensure the quality of roads, with asphalt pavement, especially Asphalt Concrete, being the most widely used in Brazil. The qualitative analysis of pavement surfaces becomes an essential field of study, given the relevance of road transport in the national scenario. This research focused on the analysis of flexible pavement at the UFAM University Campus, where its operational quality directly impacts the mobility and safety of the academic community. Four sections were identified, each 10 meters in length at intervals of 100 meters, each considered critical in terms of the emergence of pathologies. The defects present on the road were examined in detail and objectively, and the normative parameters established by DNIT were verified. Thus, after the survey of pathologies and deflections, the Global Severity Index (IGG) was calculated, which classifies the operational condition of the road and can serve as a determining factor in choosing the appropriate treatment for the road. For the case study in question, sections 1 and 2 were classified as poor, and sections 3 and 4 as fair, indicating that the conditions of the analyzed sections are below the recommended standard. Finally, there was a discussion regarding the pathologies present in sections 1 and 2, considering that these sections underwent recent maintenance. Therefore, it was expected that their functional assessments would not be the most critical. |
Keywords: | Análise qualitativa IGG Superfície Patologias |
metadata.dc.subject.cnpq: | ENGENHARIAS: ENGENHARIA CIVIL: GEOTECNICA: PAVIMENTOS ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL: INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES: RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FT - Faculdade de Tecnologia |
metadata.dc.publisher.course: | Engenharia Civil - Bacharelado - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8066 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra |
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