Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8080
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | O trabalho remoto no setor público federal brasileiro: desafios, vantagens e perspectivas |
Other Titles: | Remote work in the Brazilian federal public sector: challenges, advantages and perspectives |
metadata.dc.creator: | Melo, Bruno Vinícius Brandão de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Oliveira Júnior, Manoel Carlos de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza Júnior, Armando Araújo de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Chaves, Hilmar Tadeu |
metadata.dc.description.resumo: | O teletrabalho emergiu como um fenômeno significativo nos últimos anos, ganhando ainda mais relevância com o advento da pandemia de COVID-19, que alterou drasticamente as operações das organizações em todo o mundo. No setor público federal brasileiro, o teletrabalho surgiu de forma incipiente como uma solução para contornar as restrições de isolamento social impostas na época. Diante desse cenário, este artigo científico tem como objetivo investigar os principais benefícios e os desafios do trabalho remoto, através das percepções, experiências e opiniões dos servidores públicos, efetivos e temporários da Superintendência Estadual do IBGE no Amazonas. Com essa finalidade, uma pesquisa foi realizada com os servidores, explorando também áreas com potencial de aprimoramento e novas perspectivas para o futuro desta modalidade de trabalho. A análise dos resultados revelou que a maioria dos participantes prefere adotar um modelo híbrido de trabalho, buscando equilibrar vantagens e desvantagens. No entanto, identificou-se como principal crítica dos servidores, a deficiência no suporte fornecido pela organização, abrangendo aspectos técnicos, materiais, além de deficiências no treinamento e nas instruções oferecidas. |
Abstract: | Teleworking has emerged as a significant phenomenon in recent years, gaining even more relevance with the advent of the COVID-19 pandemic, which has drastically altered the operations of organizations around the world. In the Brazilian federal public sector, teleworking emerged in an incipient form as a solution to circumvent the social isolation restrictions imposed at the time. Given this scenario, this scientific article aims to investigate the main benefits and challenges of remote work, through the perceptions, experiences and opinions of permanent and temporary public servants of the IBGE State Superintendence in Amazonas. To this end, a survey was carried out with employees, also exploring areas with potential for improvement and new perspectives for the future of this type of work. Analysis of the results revealed that the majority of participants prefer to adopt a hybrid work model, seeking to balance advantages and disadvantages. However, the main criticism from employees was the deficiency in support provided by the organization, covering technical and material aspects, as well as deficiencies in the training and instructions offered. |
Keywords: | Setor público Amazonas Internet Tecnologia Teletrabalho |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FES - Faculdade de Estudos Sociais |
metadata.dc.publisher.course: | Administração - Bacharelado - Manaus |
Citation: | MELO, Bruno Vinícius Brandão de. O trabalho remoto no setor público federal brasileiro: desafios, vantagens e perspectivas. 2024. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8080 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_BrunoMelo.pdf | 263,33 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.