Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8086
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Inclusão e autismo: desafios enfrentados pelos professores de uma escola de educação infantil |
metadata.dc.creator: | Veiga, Laura Inês Doce |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Santos, Jusiany Pereira da Cunha dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Prata, Welton de Araújo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Marcos Serafim dos |
metadata.dc.description.resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo investigar os desafios enfrentados pelos professores de Educação Infantil ao lecionarem para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A esse respeito, evidenciamos que o TEA é uma condição que altera as funções do neurodesenvolvimento, as quais podem afetar a comunicação, interação social e comportamento das crianças, o que demanda estratégias específicas para a prática pedagógica. O estudo adota uma abordagem qualitativa (Gil, 2002), com estudo de caso, tendo como sujeitos professoras de uma escola municipal. A segunda etapa consiste na realização de entrevista com professoras que lecionam para crianças autistas. Os resultados indicam a importância de formação continuada para os professores, para que assim possam desenvolver estratégias de ensino diferenciadas, adequando-se à necessidade de cada aluno. Com isso, este estudo contribui para a compreensão dos desafios enfrentados pelos professores de Educação Infantil de uma escola do município de Humaitá-AM, mostrando a importância da formação continuada para se obter práticas educacionais mais inclusivas e eficazes para crianças com TEA. |
Abstract: | This undergraduate thesis aims to investigate the challenges faced by Early Childhood Education teachers when teaching students with Autism Spectrum Disorder (ASD). In this regard, we highlight that ASD is a condition that alters neurodevelopmental functions, which can affect children's communication, social interaction and behavior, which demands specific strategies for the pedagogical practice. The study adopts a qualitative approach (Gil, 2002), with a case study, having teachers from a municipal school as subjects. The second stage consists of conducting interviews with teachers who teach autistic children. The results indicate the importance of ongoing training for teachers so that they can develop differentiated teaching strategies, adapting to the needs of each student. Thus, this study contributes to the understanding of the challenges faced by Early Childhood Education teachers in a school in the municipality of Humaitá-AM, showing the importance of continued training to achieve more inclusive and effective educational practices for children with ASD. |
Keywords: | Professores da Educação Infantil Alunos com Transtorno do Espectro Autista Práticas inclusivas Escolas das redes pública de Humaitá |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO: EDUCACAO ESPECIAL |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Humaitá |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8086 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_LauraVeiga.pdf | 628,2 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.