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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Inclusão e autismo: desafios enfrentados pelos professores de uma escola de educação infantil
metadata.dc.creator: Veiga, Laura Inês Doce
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Jusiany Pereira da Cunha dos
metadata.dc.contributor.referee1: Prata, Welton de Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Marcos Serafim dos
metadata.dc.description.resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo investigar os desafios enfrentados pelos professores de Educação Infantil ao lecionarem para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A esse respeito, evidenciamos que o TEA é uma condição que altera as funções do neurodesenvolvimento, as quais podem afetar a comunicação, interação social e comportamento das crianças, o que demanda estratégias específicas para a prática pedagógica. O estudo adota uma abordagem qualitativa (Gil, 2002), com estudo de caso, tendo como sujeitos professoras de uma escola municipal. A segunda etapa consiste na realização de entrevista com professoras que lecionam para crianças autistas. Os resultados indicam a importância de formação continuada para os professores, para que assim possam desenvolver estratégias de ensino diferenciadas, adequando-se à necessidade de cada aluno. Com isso, este estudo contribui para a compreensão dos desafios enfrentados pelos professores de Educação Infantil de uma escola do município de Humaitá-AM, mostrando a importância da formação continuada para se obter práticas educacionais mais inclusivas e eficazes para crianças com TEA.
Abstract: This undergraduate thesis aims to investigate the challenges faced by Early Childhood Education teachers when teaching students with Autism Spectrum Disorder (ASD). In this regard, we highlight that ASD is a condition that alters neurodevelopmental functions, which can affect children's communication, social interaction and behavior, which demands specific strategies for the pedagogical practice. The study adopts a qualitative approach (Gil, 2002), with a case study, having teachers from a municipal school as subjects. The second stage consists of conducting interviews with teachers who teach autistic children. The results indicate the importance of ongoing training for teachers so that they can develop differentiated teaching strategies, adapting to the needs of each student. Thus, this study contributes to the understanding of the challenges faced by Early Childhood Education teachers in a school in the municipality of Humaitá-AM, showing the importance of continued training to achieve more inclusive and effective educational practices for children with ASD.
Keywords: Professores da Educação Infantil
Alunos com Transtorno do Espectro Autista
Práticas inclusivas
Escolas das redes pública de Humaitá
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO: EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Humaitá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8086
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