Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8094
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: O papel do preceptor no processo formativo dos residentes de Educação Física do programa residência pedagógica em Parintins, Amazonas
metadata.dc.creator: Silva, Matheus Fernando Pereira e
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Mariana Pereira de
metadata.dc.contributor.referee1: Radicchi, Marcelo Rocha
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Edilson Mota
metadata.dc.description.resumo: A temática deste estudo visa investigar a percepção dos preceptores sobre o do Programa Residência Pedagógica (PRP), identificando os efeitos dessa prática na formação docente. O estudo é de abordagem qualitativa e descritiva, utilizando como instrumento uma entrevista semiestruturada, folha de anotações, gravador de áudio de celular e um aplicativo transcritor de áudio Transkriptor. Foram participantes desta pesquisa três professores de escolas públicas da rede estadual de ensino, que atuam como preceptores do subprojeto de Educação Física do Programa Residência Pedagógica. A análise dos dados se deu a partir da Análise de Conteúdo de Bardin (1977). O estudo demonstra que o preceptor destaca a importância do PRP na atuação e construção da identidade docente do residente. Por meio das entrevistas, foi possível analisar que as principais contribuições dos preceptores para os residentes foram a construção da autoconfiança, capacidade de lidar com o público e a autonomia, vivenciando o que é ser professor. O preceptor é o principal elo do programa que incentiva o residente a colocar em prática o conhecimento adquirido na Universidade, proporcionando-lhe vivências que vão além das fronteiras da escola.
Abstract: The theme of this study aims to investigate the perception of preceptors about the Pedagogical Residency Program (PRP), identifying the effects of this practice on teacher training. The study has a qualitative and descriptive approach, using as an instrument a semi-structured interview, a sheet of notes, a cell phone audio recorder and an audio transcription application Transkriptor. Participants in this research were three teachers from public schools in the state education network, who act as preceptors of the Physical Education subproject of the Pedagogical Residency Program. Data analysis was based on Bardin's Content Analysis (1977). The study demonstrates that the preceptor highlights the importance of the PRP in the performance and construction of the resident's teaching identity. Through the interviews, it was possible to analyze that the main contributions of the preceptors to the residents were the construction of self-confidence, the ability to deal with the public and autonomy, experiencing what it is like to be a teacher. The preceptors is the main link in the program that encourages the resident to put into practice the knowledge acquired at the University, providing them with experiences that go beyond school boundaries.
Keywords: Programa Residência Pedagógica
Formação Docente
Educação Física
Preceptores
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Educação Física - Licenciatura - Parintins
Citation: SILVA, Matheus Fernando Pereira e. O Papel do preceptor no processo formativo dos Residentes de Educação Física do Programa Residência Pedagógica em Parintins, Amazonas. 2024. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Amazonas, Parintins, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8094
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MatheusSilva.pdf437,29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.