Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8110
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A biblioteca escolar e o incentivo a leitura: papel do bibliotecário como mediador
metadata.dc.creator: Silva, Gisela Bianca Amaral
metadata.dc.contributor.advisor1: Bessa, Amanda de Queiroz
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Tatiana Brandão
metadata.dc.contributor.referee2: Torres, Phamela Lima
metadata.dc.description.resumo: Em um mundo cada vez mais inundado por estímulos digitais e distrações constantes, o papel das bibliotecas escolares como centros de incentivo à leitura e disseminação do conhecimento é mais vital do que nunca. Esses espaços não são meramente depósitos de livros, mas sim ambientes que podem ser dinâmicos promovendo a curiosidade intelectual, a criatividade e o desenvolvimento pessoal dos alunos. O presente trabalho tem como objetivo geral, examinar o papel do bibliotecário no processo de mediação da leitura, com isso, foram elaborados mais três objetivos específicos, com o propósito de desenvolver a pesquisa, sendo eles: a) Identificar quais são as ações de incentivo à leitura desenvolvidas pelo bibliotecário; b) verificar os requisitos necessários para que o bibliotecário atue como mediador da leitura; c) apontar a participação da gestão da escola nas atividades de mediação da leitura. A pesquisa é caracterizada como bibliográfica, documental, pesquisa de campo e estudo de caso, de natureza qualitativa, tendo como campo a Escola de Educação Cristã, localizada em Manaus, Amazonas, e como sujeito a bibliotecária O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada, aplicada com a bibliotecária, na qual foi analisada sua participação na mediação da leitura entre os alunos. A partir da análise de conteúdo obtida pela entrevista, constatou-se que os projetos da biblioteca têm tido resultados positivos, gerando uma grande participação dos alunos no decorrer da implementação dos projetos. Com os resultados obtidos, conclui-se que a biblioteca consegue desenvolver suas atividades, incentivando cada vez mais a leitura entre os alunos, todavia, sofre com a falta de funcionários para uma melhor mediação.
Abstract: In a world increasingly inundated by digital stimuli and constant distractions, the role of school libraries as centers for encouraging reading and disseminating knowledge is more vital than ever. These spaces are not merely book depots, but environments that can be dynamic, promoting students' intellectual curiosity, creativity and personal development. The general objective of this work is to examine the role of the librarian in the reading mediation process, with this, three more specific objectives were developed, with the purpose of developing the research, namely: a) Identify what the incentive actions are reading developed by the librarian; b) verify the necessary requirements for the librarian to act as a reading mediator; c) point out the participation of school management in reading mediation activities. The research is characterized as bibliographic, documentary, field research and case study, of a qualitative nature, with the School of Christian Education as its field, located in Manaus, Amazonas, and as subject the librarian. The data collection instrument was an interview semi structured, applied with the librarian, in which her participation in mediating reading among students was analyzed. Based on the content analysis obtained through the interview, it was found that the library projects have had positive results, generating great student participation during the implementation of the projects. With the results obtained, it is concluded that the library is able to develop its activities, increasingly encouraging reading among students, however, it suffers from a lack of employees for better mediation.
Keywords: Biblioteca escolar
Bibliotecário
Mediação da leitura
Incentivo à leitura
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIENCIA DA INFORMACAO: BIBLIOTECONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FIC - Faculdade de Informação e Comunicação
metadata.dc.publisher.course: Biblioteconomia -- Bacharelado - Manaus
Citation: SILVA, Gisela Bianca Amaral da. A biblioteca escolar e o incentivo a leitura: papel do bibliotecário como mediador. 2024. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8110
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_GiselaSilva351,98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.