Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8112
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Coordenação motora de crianças do ensino infantil com e sem aulas de educação física
metadata.dc.creator: Moura, Beatriz de Souza
Santos, Juliane Lima dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Nascimento, Roseane Oliveira do
metadata.dc.contributor.referee1: Trindade, Patricia dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Gadelha, Hélida Roseline Cardoso
metadata.dc.description.resumo: O docente de Educação Física na Educação Infantil não se limita ao ensino de habilidades motoras, mas também se empenha na promoção do desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional das crianças. Sua presença é imprescindível para assegurar uma base sólida para o crescimento e a aprendizagem dos educandos nessa faixa etária. O objetivo deste estudo foi analisar a coordenação motora de crianças da educação infantil com e sem aulas de educação física. A amostra foi composta por 20 crianças de 5 anos de idade, de ambos os sexos, devidamente matriculados em escolas do município de Parintins, 10 com o professor de educação física e 10 sem. O instrumento de avaliação utilizado foi a Bateria de Avaliação de Movimento para Crianças - 2ª Edição (MABC-2), que contem oito testes de avaliação motora. O estudo investigou uma amostra diversificada de crianças as quais apresentam características socioeconômicas diferentes. Com base nessas descobertas, pode-se inferir que o papel do professor de Educação Física na Educação Infantil é de suma importância para o aprimoramento da coordenação motora das crianças. É pertinente destacar que a principal limitação deste estudo foi a ausência de professores de Educação Física em uma escola situada em área rural. Portanto, ressalta-se a relevância dos docentes de Educação Física nas instituições de Educação Infantil para o desenvolvimento físico, motor, cognitivo e emocional dos alunos. Recomenda- se a implementação de políticas educacionais que garantam sua presença, bem como a realização de estudos futuros com amostras mais abrangentes, considerando diversos fatores influenciadores. Além disso, sugere-se uma análise das estratégias pedagógicas adotadas e um acompanhamento longitudinal do desenvolvimento motor, a fim de obter uma compreensão mais aprofundada da situação.
Abstract: The Physical Education teacher in Early Childhood Education is not limited to teaching motor skills, but also strives to promote the physical, cognitive, social and emotional development of children. Their presence is necessary to ensure a solid foundation for the growth and learning of students in this age group. The objective of this study was to analyze the motor coordination of children in early childhood education with and without physical education classes. The sample consisted of 20 5-year-old children, of both sexes, duly enrolled in schools in the city of Parintins, 10 with a physical education teacher and 10 without. The assessment instrument used was the Movement Assessment Battery for Children - 2nd Edition (MABC-2), which contains eight motor assessment tests. The study investigated a diverse sample of children who had different socioeconomic characteristics. Based on these findings, it can be inferred that the role of the Physical Education teacher in Early Childhood Education is extremely important for improving children's motor development. It is important to highlight that the main limitation of this study was the absence of Physical Education teachers in a school located in a rural area. Therefore, the relevance of Physical Education teachers in Early Childhood Education institutions for the physical, motor, cognitive and emotional development of students should be highlighted. It is recommended to implement educational policies that guarantee their presence, as well as to carry out future studies with more comprehensive samples, considering several influencing factors. Furthermore, an analysis of the pedagogical strategies adopted and a longitudinal monitoring of motor development are suggested, in order to obtain a more in-depth understanding of the situation.
Keywords: Coordenação motora
Professores de Educação Física
Crianças
Ensino infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Educação Física - Licenciatura - Parintins
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8112
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_BeatrizMoura_JulianeSantos.pdf2,09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.