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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A identidade da criança amazônica: um olhar sobre as infâncias e a educação no território fronteiriço
metadata.dc.creator: Seabra, Magno Batalha
metadata.dc.contributor.advisor1: Coelho, Maria Auxiliadora dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Mota, Marinete Lourenço
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Jarliane da Silva
metadata.dc.description.resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “A identidade da criança amazônica: Um olhar sobre as infâncias e a educação no território fronteiriço”, é resultante de pesquisa do Estágio Supervisionado na Educação Infantil e na vivência do Programa Residência Pedagógica com crianças. Este trabalho tem como objetivo geral analisar se, os aspectos identitário de crianças amazônicas constituem seu processo educacional e as implicações na afirmação dessa identidade no território fronteiriço do Brasil-Peru-Colômbia, e se desdobra nos objetivos específicos de identificar o perfil sociocultural das crianças nas escolas do território fronteiriço, considerando sua diversidade étnica e cultural; Verificar a concepção das crianças sobre suas identidades, infâncias e seus modos de constituir-se no território fronteiriço, compreendendo suas visões e narrativas pessoais; e, analisar aspectos da identidade cultural na educação de crianças na perspectiva de professores e crianças, buscando compreender as práticas educacionais e as percepções dos envolvidos nesse processo. A pesquisa partiu-se da abordagem qualitativa, do tipo pesquisa de campo, usando como técnicas e instrumento de coleta de dados a observação participante, entrevistas, narrativas, registros do diário de campo, material fotográfico, baseados no levantamento bibliográfico sobre a temática, tendo como campos de pesquisa os municípios de Benjamin Constant, São Paulo de Olivença e Tabatinga (AM) que ficam localizados na mesorregião do Alto Solimões. Os resultados indicam que a concepção da criança amazônica apresenta saberes e vivências sociais e culturais que podem contribuir para a prática pedagógica do professor em escola fronteiriça. A pesquisa nesse território de fronteira ainda aponta que a miscigenação entre os sujeitos constroem e reconstroem identidades culturais que se entrelaçam com brasileiros, peruanos e colombianos. Todavia, esses aspectos identitários e os saberes culturais que as crianças possuem estão incógnitos à escola, principalmente por ter um currículo em ação hegemônico que desconsidera esses saberes descontextualizada da realidade, baseado na Base Nacional Comum Curricular. Verificamos que as realidades de crianças ribeirinhas e indígenas necessitam de um olhar mais equitativo nas escolas urbanas, cabendo aos professores orientações e acompanhamentos no trabalho educativo que valorize as diferentes identidades amazônicas. Portanto, a pesquisa aponta para a necessidade de ouvir as vozes das crianças, reconhecer e valorizar esses sujeitos culturais, como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem para assim, estabelecer sua identidade amazônica no território fronteiriço.
Abstract: El presente Trabajo de Conclusión de Curso titulado “La identidad del niño amazónico: Una mirada a la niñez y la educación en el territorio fronterizo”, es resultado de la investigación de la Práctica Supervisada en Educación Infantil y la experiencia del Programa de Residencia Pedagógica con niños. Este trabajo tiene como objetivo general analizar si los aspectos identitarios de los niños amazónicos constituyen su proceso educativo y las implicaciones para la afirmación de esa identidad en el territorio fronterizo de Brasil-Perú-Colombia, y se despliega en los objetivos específicos de identificar el perfil sociocultural. de los niños en las escuelas del territorio fronterizo, considerando su diversidad étnica y cultural; Verificar la concepción que tienen los niños sobre sus identidades, infancias y sus formas de constituirse en el territorio fronterizo, entendiendo sus visiones y narrativas personales; y, analizar aspectos de la identidad cultural en la educación infantil desde la perspectiva de docentes y niños, buscando comprender las prácticas educativas y las percepciones de quienes participan en este proceso. La investigación se basó en un enfoque cualitativo, del tipo investigación de campo, utilizando como técnicas e instrumentos de recolección de datos la observación participante, entrevistas, narrativas, registros diarios de campo, material fotográfico, a partir del levantamiento bibliográfico sobre el tema, teniendo como campos de investigación el municipios de Benjamin Constant, São Paulo de Olivença y Tabatinga (AM), ubicados en la mesorregión del Alto Solimões. Los resultados indican que la concepción del niño amazónico presenta conocimientos y experiencias sociales y culturales que pueden contribuir a la práctica pedagógica del docente en una escuela de frontera. Las investigaciones en este territorio fronterizo también señalan que el mestizaje entre sujetos construye y reconstruye identidades culturales que se entrelazan con brasileños, peruanos y colombianos. Sin embargo, estos aspectos identitarios y los saberes culturales que poseen los niños son desconocidos para la escuela, principalmente porque cuenta con un currículo hegemónico en acción que desconoce estos saberes descontextualizados de la realidad, basados en la Base Curricular Común Nacional. Encontramos que las realidades de los niños ribereños e indígenas necesitan una mirada más equitativa en las escuelas urbanas, siendo los docentes los responsables de brindar orientación y apoyo en una labor educativa que valore las diferentes identidades amazónicas. Por lo tanto, la investigación apunta a la necesidad de escuchar las voces de los niños, reconocer y valorar estos sujetos culturales, como parte integral del proceso de enseñanza y aprendizaje para establecer su identidad amazónica en el territorio fronterizo.
Keywords: Criança
Identidade da criança amazônica
Educação no território fronteiriço
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8119
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