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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8129
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O bibliotecário no desenvolvimento de jogos eletrônicos: conhecimentos, habilidades e atitudes |
Other Titles: | The librarian in the development of electronic games: competencies, skills and attitudes |
metadata.dc.creator: | Cavalcante, Kethleen Ynara da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Trindade, Thaís Lima |
metadata.dc.contributor.referee1: | Inomata, Danielly Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lopes, Felipe Vlaxio |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho objetivou mapear quais competências, habilidades e atitudes são inerentes à formação do bibliotecário e quais adquire após a sua formação c considerando o desenvolvimento de um jogo eletrônico. Para isso foi usado do método de revisão de literatura de 2000 até o ano deste trabalho em 2024. A partir da análise dos dados coletados, foi possível verificar que os conhecimentos, habilidades e atitudes inerentes à formação do bibliotecário despertam interesse no mercado de jogos devido à inclusão de uma variedade de elementos específicos que se entrelaçam com as definições apresentadas neste trabalho. Considerando a natureza e as demandas em constante evolução no setor de desenvolvimento de jogos, destacam-se algumas competências relevantes, tais como classificação e catalogação, tecnologias de informação, pesquisa e seleção de recursos, gamificação e educação, mediação e atendimento ao público, inovação e adaptabilidade, inteligência competitiva. Isso evidencia a versatilidade do bibliotecário dentro de seu contexto profissional, possibilitando sua integração, considerando suas competências e habilidades, em empresas dedicadas ao desenvolvimento de jogos eletrônicos. |
Abstract: | This work aimed to map which competencies, skills and attitudes are inherent to the librarian's training and which they acquire after their training considering the development of an electronic game. For this purpose, the literature review method was used from 2000 until the year of this work in 2024. From the analysis of the data collected, it was possible to verify that the knowledge, skills and attitudes inherent to librarian training arouse interest in the games market due to the inclusion of a variety of specific elements that intertwine with the definitions presented in this work. Considering the constantly evolving nature and demands in the game development sector, some relevant skills stand out, such as classification and cataloging, information technologies, research and selection of resources, gamification and education, mediation and customer service, innovation and adaptability, competitive intelligence. This highlights the versatility of the librarian within their professional context, enabling their integration, considering their skills and abilities, in companies dedicated to the development of electronic games. |
Keywords: | Biblioteconomia Bibliotecário Jogos eletrônicos Método CHA |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIENCIA DA INFORMACAO: BIBLIOTECONOMIA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FIC - Faculdade de Informação e Comunicação |
metadata.dc.publisher.course: | Biblioteconomia -- Bacharelado - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8129 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas |
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