Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8130
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A Escola Normal do Amazonas e o desenvolvimento de Manaus na passagem do século XIX para o século XX
metadata.dc.creator: Alexandre, Maria de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Fábio Souza Correa
metadata.dc.contributor.referee1: Machado, José Ronaipe das Neves
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho visa analisar a história de criação da Escola Normal do Amazonas (atual Instituto de Educação do Amazonas) e sua relação com o crescimento na cidade de Manaus no final do século XIX e início do século XX, período da Belle Époque amazonense. Inserida no campo da história da educação, este estudo parte de uma notória escassez de pesquisas direcionadas ao tema de formação de professores de nível médio no Estado do Amazonas. Com base nesta constatação, e sendo mais específicos, determinamos nosso recorte cronológico no início dos anos de 1880, com a fundação da escola e os seus efeitos para a sociedade local, terminando nossos estudos dentro do ciclo econômico da borracha, nos anos 1920. Nosso objeto principal, portanto, é estudar a importância da instalação da Escola Normal do Amazonas para o desenvolvimento da região. Como objetivos específicos, buscamos conhecer o contexto em que a Escola Normal surgiu no Amazonas, analisar a estrutura e funcionamento da unidade e, por fim, relacionar a criação da Escola Normal do Amazonas e o desenvolvimento da cidade de Manaus. Para isso, tomaremos como categorias de análise a Memória (Motta, 1998; Le Goff, 1990), as Instituições Educacionais (Noronha, 2007; Sanfelice, 2007) e o Currículo (Goodson, 1997), tendo como base a metodologia de pesquisa documental (Godoy, 1995; Furtado, 2011).
Abstract: The present work aims to analyze the history of the creation of the Normal School of Amazonas (currently Institute of Education of Amazonas) and its relationship with the growth of the city of Manaus at the end of the 19th century and the beginning of the 20th century, a period known as the Amazonian Belle Époque. Situated in the field of the history of education, this study stems from a notable scarcity of research directed at the theme of teacher training at the secondary level in the State of Amazonas. Based on this observation, and being more specific, we determined our chronological focus at the beginning of the 1880s, with the foundation of the school and its effects on the local society, concluding our studies within the rubber economic cycle, in the 1920s. Our main object, therefore, is to study the importance of the establishment of the Normal School of Amazonas for the region’s development. As specific objectives, we seek to understand the context in which the Normal School emerged in Amazonas, analyze the structure and functioning of the unit, and finally, relate the creation of the Normal School of Amazonas to the development of the city of Manaus. For this, we will take as categories of analysis Memory (Motta, 1998; Le Goff, 1990), Educational Institutions (Noronha, 2007; Sanfelice, 2007), and the Curriculum (Goodson, 1997), based on the methodology of documentary research (Godoy, 1995; Furtado, 2011).
Keywords: Escola Normal
Instituto de Educação do Amazonas
Instituições educacionais
Manaus
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8130
metadata.dc.contributor.grupo-pesquisa: GPHEUFAM - Grupo de Pesquisa em História da Educação da Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MariaAlexandre.pdf1,41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.