Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8144
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O modelo MTSK na formação inicial de professores de matemática: o caso da disciplina de Prática Curricular I do curso de Licenciatura em Ciências - Matemática e Física.
metadata.dc.creator: Fonseca, Mariane Gonçalves da
metadata.dc.contributor.advisor1: Freitas, Eliane Batista de Lima
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Souza, Heleno Trindade de
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Fernando Júnior Soares dos
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Flavia Fernanda Santos
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho se deu a partir da inquietação sobre a formação inicial de professores na licenciatura em matemática e física, na busca por uma formação que contemple entender os aspectos didáticos-pedagógicos. Nesta proposta, apresenta-se o modelo Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge - MTSK, Conhecimento Especializado do Professor de Matemática cuja estrutura abarca critérios importantes para a solidificação do profissional da educação matemática. Desta forma, o objetivo geral deste trabalho consiste em investigar a consolidação dos conhecimentos necessários para ensinar matemática no Ensino Fundamental II na formação do licenciando do curso de Matemática e Física a partir da utilização do modelo MTSK. Os procedimentos metodológicos foram de caráter qualitativo, seguindo os estudos de Fontelles et al. (2009) e nele destaca-se a classificação desta pesquisa. Os resultados apontam que esse modelo contribui para o aprimoramento da qualidade da educação e o crescimento profissional dos futuros professores.
Abstract: This work stemmed from concern about the initial training of teachers in mathematics and physics, aiming to provide training that encompasses understanding didactic-pedagogical aspects. In this proposal, the Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge - MTSK model is presented, whose structure includes important criteria for the consolidation of the mathematics education professional. Thus, the general objective of this work is to investigate the consolidation of the knowledge necessary to teach mathematics in Middle School II in the training of Mathematics and Physics undergraduates using the MTSK model. The methodological procedures were qualitative, following the studies of Fontelles et al (2009), and it emphasizes the classification of this research. The results indicate that this model contributes to the improvement of education quality and the professional growth of future teachers.
Keywords: Formação Inicial de Professores
Modelo MTSK
Ensino de Matemática
Educação
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Itacoatiara
Citation: FONSECA, Mariane Gonçalves da. O modelo MTSK na formação inicial de professores de matemática: o caso da disciplina de Prática Curricular I do curso de Licenciatura em Ciências - Matemática e Física. 2024. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências: Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara, 2024
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8144
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MarianeFonseca.pdf.pdf1,31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.