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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8147
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Formação superior de alunos indígenas: uma análise do processo formativo nos cursos de licenciatura no instituto de natureza e cultura |
metadata.dc.creator: | Batista, Kelly Coelho |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Lima, Jorge Luís de Freita |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Edilani Ribeiro de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Guerreiro, Solano da Silva |
metadata.dc.description.resumo: | O tema deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é Formação superior de alunos indígenas. Tendo como objetivo geral analisar o processo formativo de discentes dos cursos de licenciatura do Instituto de Natureza e Cultura - INC da Universidade Federal do Amazonas - UFAM a partir da língua de acesso ao conhecimento, com ênfase nos discentes da etnia Ticuna. E objetivos específicos: Conhecer os marcos regulatórios da formação docente indígena; compreender os princípios norteadores para a formação de professores indígenas descritos nos projetos pedagógicos dos cursos objetos de estudo e analisar a perspectiva dos discentes indígenas sobre sua formação em relação a sua língua e cultura. A hipótese central é que a utilização da Língua Portuguesa (LP) como língua de instrução pode trazer prejuízos para a formação docente desses discentes, uma vez que eles podem enfrentar dificuldades de compreensão dos conteúdos, expressão ao falar com os docentes, colegas ou nas apresentações dos trabalhos e na aprendizagem do curso. Esses prejuízos podem se refletir quando atuarem como professores em suas respectivas comunidades indígenas. A pesquisa foi realizada utilizando técnicas bibliográficas, qualitativas, documentais e de campo. Foram aplicados questionários semiestruturados e entrevistas narrativas para coletar dados. Os dados coletados foram analisados usando métodos qualitativos para identificar temas comuns e padrões relacionados às formações dos discentes indígenas da etnia Ticuna. Os resultados indicam que a maioria dos discentes indígenas Ticuna avalia positivamente sua experiência de formação superior no INC, destacando a qualidade do ensino, a relevância do currículo e a oportunidade de aprender com professores qualificados. Mas alguns discentes expressaram insatisfação, mencionando dificuldades de adaptação à vida universitária e a falta de professores com qualificações específicas. A valorização da cultura indígena e da língua materna em sua formação foi reconhecida pela maioria dos discentes. Eles destacaram a preservação e promoção da cultura e língua materna como elementos fundamentais para a construção de sua identidade cultural e formação. E alguns discentes mencionaram que enfrentaram dificuldades devido à predominância do uso da LP nas aulas. Em conclusão, a inclusão, a política de formação superior e o uso da língua materna são aspectos cruciais na formação de discentes indígenas. É essencial que as instituições de ensino superior continuem a evoluir para atender melhor a essas necessidades. A política de formação superior deve continuar a beneficiar os estudantes indígenas no futuro, e o domínio da língua materna deve ser fortalecido para facilitar a aprendizagem e a comunicação eficaz no ambiente educacional. |
Abstract: | El tema de este Trabajo de Finalización de Curso (TCC) es la Educación Superior para estudiantes indígenas. El objetivo general es analizar el proceso de formación de los estudiantes del cursos pregrado del Instituto de Naturaleza y Cultura - INC de la Universidad Federal de Amazonas - UFAM a partir del lenguaje de acceso al conocimiento, con énfasis en estudiantes de la etnia ticuna. Y objetivos específicos: Conocer los marcos regulatorios para la formación de docentes indígenas; comprender los principios rectores de la formación de docentes indígenas descritos en los proyectos pedagógicos de los cursos en estudio y analizar la perspectiva de los estudiantes indígenas sobre su formación en relación con su lengua y cultura. La hipótesis central es que el uso de la Lengua Portuguesa (LP) como lengua de instrucción puede perjudicar la formación docente de estos estudiantes, ya que pueden enfrentar dificultades para comprender el contenido, expresarse al hablar con profesores, colegas o en presentaciones, trabajo del curso y aprendizaje. Estas pérdidas se pueden reflejar cuando trabajan como docentes en sus respectivas comunidades indígenas. La investigación se realizó utilizando técnicas bibliográficas, cualitativas, documentales y de campo. Para la recolección de datos se aplicaron cuestionarios semiestructurados y entrevistas narrativas. Los datos recolectados fueron analizados mediante métodos cualitativos para identificar temas y patrones comunes relacionados con la formación de estudiantes indígenas de la etnia ticuna. Los resultados indican que la mayoría de los estudiantes indígenas ticuna evalúan positivamente su experiencia de educación superior en el INC, destacando la calidad de la enseñanza, la relevancia del plan de estudios y la oportunidad de aprender com profesores calificados. Pero algunos estudiantes expresaron su descontento, citando dificultades para adaptarse a la vida universitaria y la falta de profesores con calificaciones específicas. La valoración de la cultura indígena y la lengua materna en su educación fue reconocida por la mayoría de los estudiantes. Resaltaron la preservación y promoción de la cultura y la lengua materna como elementos fundamentales para la construcción de su identidad cultural y formación. Y algunos estudiantes mencionaron que enfrentaron dificultades debido al predominio del uso de LP en clases. En conclusión, la inclusión, la política de educación superior y el uso de la lengua materna son aspectos cruciales en la formación de los estudiantes indígenas. Es esencial que las instituciones de educación superior sigan evolucionando para satisfacer mejor estas necesidades. La política de educación superior debe seguir beneficiando a los estudiantes indígenas en el futuro, y se debe fortalecer el dominio de la lengua materna para facilitar el aprendizaje y la comunicación efectiva en el entorno educativo. |
Keywords: | Formação Superior Indígena Língua de Acesso |
metadata.dc.subject.cnpq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) |
metadata.dc.publisher.course: | Letras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola - Licenciatura - Benjamin Constant |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8147 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes |
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