Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8149
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Educação escolar indígena: um estudo sobre o ensino de línguas no 7° ano do ensino fundamental II na Escola Municipal Indígena Porto Cruzeirinho, Comunidade Indígena De Bom Caminho, no Município de Benjamin Constant - Am |
metadata.dc.creator: | Souza, Jumara Mariano de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Barros, Adelson Florêncio de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lima, Jorge Luís de Freitas |
metadata.dc.contributor.referee2: | Freitas, Tatiele da Cunha |
metadata.dc.description.resumo: | Esta monografia está situada no ensino de línguas e tem por título Educação Escolar Indígena: um estudo sobre o ensino de línguas no 7° ano do Ensino Fundamental II na Escola Municipal Indígena Porto Cruzeirinho, comunidade indígena de Bom Caminho, no município de Benjamin Constant - AM. Ensinar línguas de maneira sistematizada a discentes indígenas pressupõe integração social e relações mais próximas com pessoas e culturas diferentes. As escolas, por serem instituições fundamentais neste quesito, têm o compromisso de garantir efetivamente, com base em documentos legais, o ensino de línguas como forma de inserção plena do indivíduo na sociedade, sobretudo, os povos indígenas. Tem-se por objetivo geral: Investigar como se dá o ensino de línguas na Escola municipal indígena Porto Cruzeirinho, município de Benjamin Constant – AM. Específicos: a. Situar a comunidade Indígena Bom Caminho e a Escola Indígena Porto Cruzeirinho, localizada no município de Benjamin Constant; b. Verificar como se dá o ensino de línguas na Escola municipal indígena Porto Cruzeirinho, localizada na Comunidade indígena Bom Caminho, Município de Benjamin Constant – AM; c. Analisar como se dá o ensino da Língua Portuguesa ministrada por professor ticuna na Escola Municipal Indígena Porto Cruzeirinho, localizada na Comunidade Indígena Bom Caminho, município de Benjamin Constant – AM. Justifica-se a pesquisa pelo fato de a língua portuguesa e língua espanhola se inserirem como parte do cotidiano de cada um dos discentes indígenas e também por ser por meio do uso de línguas que eles precisarão para se comunicar dentro e fora da sua comunidade, tanto por questões pessoais quanto por necessidade de comunicação e interação social com os membros de seu grupo social e demais membros de outros grupos sociais. Tem-se como ancoragem teórica autores como: Prodanov (2013) Grupioni (2006); Brandão (2017); Albuquerque (2009); Maher (1991), entre outros. O método é bibliográfico, documental e qualitativa, seguido de uma pesquisa de campo. Os resultados obtidos indicam que é preciso que se tenha um olhar diferenciado no que tange ao aprendizado dos discentes indígena da comunidade Bom Caminho por parte do poder público que é um dos principais responsáveis pela educação em todas as esferas. Faz-se necessário adotar uma abordagem respeitosa, colaborativa e sensível às especificidades culturais e linguísticas dos povos indígenas, bem como a valorização das perspectivas e experiências dos professores e discentes, promovendo a valorização e importância da língua ticuna na preservação da identidade e da herança desse povo. |
Abstract: | Esta monografia está direcionada al enseno de lengua y tiene por título Educación Escolar Indígena: un estudio sobre de la ensenanza de lenguas en el 7° grado de la ensenaza Fundamental II en la Escuela Municipal Indígena Porto Cruzeirinho, comunidad indígena de Bom Caminho, en el municipio de Benjamin Constant – AM. Ensenar lengua de manera sistematizada a alumnos indígenas supone interación social y relaciones más próximas con personas y culturas diferentes. Las escuelas, por ser instituciones fundamentales, tienen compromiso de garantizar efectivamente, con base en sus cocumentos legales, la ensenanza de lenguas como forma de inserción plena del individuo en la sociedad, sobre todo, los pueblos indígenas. Se tiene por objetivo general: Investigar como sucede la ensenanza de lenguas en la Escuela Municipal Indígena Porto Cruzeirinho, en el municipio de Benjamin Constant - AM. Específicos: a. Ubicar la comunidad Indígena Bom Caminho y la Escuela Indígena Porto Cruzeirinho, ubicada en el municipio de Benjamin Constant; b. Verificar como sucede la ensenanza de lenguas en la Escuela municipal indígena Porto Cruzeirinho, ubicada en la Comunidad indígena Bom Caminho, município de Benjamin Constant - AM; c. Analisar como sucede la ensenanza de la lengua portuguesa ministrada por profesor ticuna en la Escuela Municipal Indígena Porto Cruzeirinho, localizada na comunidad Indígena Bom Caminho, municipio de Benjamin Constant - AM. Se justifica la investigación por al hecho de la lengua portuguesa y lengua espanola se inseriren como parte del cotidiano de cada uno de los alumnos indígenas y también por ser por el uso de lenguas que ellos precisarán para comunicarse dentro y fuera de su comunidad, tanto por questione personales cuanto por necesidad de comunicación e interacción social con los miembros de su grupo social y los demás miembros de otros grupos sociales. Se tiene como teóricos: Prodanov (2013) Grupioni (2006); Brandão (2017); Albuquerque (2009); Maher (1991), entre otros. El método es bibliográfico, documental y cualitativo, seguido de una investigación de campo. Los resultados obtenidos indican que es necesario que se tenga una atención especial en relación al aprendizaje de los alumnos indígenas de la comunidad Bom Caminho por parte del poder público que es uno de los principales responsables por la educación de manera general. Es necesario adoptar un abordaje respetoso, cooperativo y sensible a las especificidades culturales y linguísticas de los pueblos indígenas, así como la valorización de las perspectivas y experiencias de los profesores y alumnos, promoviendo la valorización e importancia de la lengua ticuna y la preservación de la identidad y de la herencia de este pueblo. |
Keywords: | Ensino Língua Portuguesa |
metadata.dc.subject.cnpq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) |
metadata.dc.publisher.course: | Letras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola - Licenciatura - Benjamin Constant |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8149 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_JumaraSouza.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.