Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8171
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | As contribuições do texto literário para o 9º ano do ensino fundamental II em uma escola municipal indígena de Guanabara III no município de Benjamin Constant - AM |
metadata.dc.creator: | Lima, Maria Samias |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Cristiane Alves da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Barros, Adelson Florêncio de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pinheiro, Max de Souza |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho tem como temática as contribuições do texto literário no 9ª ano do Ensino Fundamental II em uma Escola Municipal Indígena de Guanabara III. A motivação para esta pesquisa surgiu da constatação de que o texto literário estava subutilizado no ambiente educacional, por essa razão, tem a seguinte questão norteadora: Quais as contribuições do texto literário no 9º ano do Ensino Fundamental II em uma Escola Municipal Indígena de Guanabara III no município de Benjamin Constant –AM? Este trabalho se justifica não apenas por contribuir para o avanço da pesquisa sobre o tema, mas também por fornecer subsídios práticos para aprimorar as práticas pedagógicas no ensino de Língua Portuguesa, especialmente no que diz respeito ao uso de textos literários. De tal forma que o objetivo geral é analisar as contribuições do texto literário no 9º ano do Ensino Fundamental II em uma Escola Municipal Indígena no município de Benjamin Constant –AM, assim como os objetivos específicos são: identificar os textos literários utilizados para a prática de leitura em sala de aula, verificar os métodos desenvolvidos pelo professor de Língua portuguesa e averiguar as contribuições do texto literário nas aulas de Língua portuguesa. Para atender a esses objetivos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, como também, a observação participante seguida da aplicação de questionário. E teve como leituras fundamentais os teóricos: Cosson (2012), Costa (2013), Colomer (2003), Candido (2004), Bernado (2013), Jouve (2012), Zilberman (2010), dentre outros. Os resultados apontam que os textos literários são utilizados nas aulas de Língua Portuguesa e que possuem grande contribuição, porém precisam ter mais espaço dentro da sala de aula. |
Abstract: | El tema de este trabajo son las contribuciones del texto literario en el 9º año de la Enseñanza Fundamental II en una Escuela Municipal Indígena de Guanabara III. La motivación de esta investigación surgió a partir de la constatación de la subutilización del texto literario en el ámbito educativo, por lo que tiene como pregunta orientadora: ¿Cuáles son los aportes del texto literario en el 9º año de la Enseñanza Fundamental II en una Escuela Municipal Indígena de Guanabara III en el municipio de Benjamín Constant -AM? Este trabajo se justifica no sólo por contribuir al avance de las investigaciones sobre el tema, sino también por proporcionar apoyo práctico para mejorar las prácticas pedagógicas en la enseñanza de la lengua portuguesa, especialmente en lo que se refiere al uso de textos literarios. Así, el objetivo general es analizar los aportes de los textos literarios en el 9º grado de la Enseñanza Fundamental II de una Escuela Municipal Indígena del municipio de Benjamín Constant -AM, y los objetivos específicos son: identificar los textos literarios utilizados para la lectura en el aula, verificar los métodos desarrollados por los profesores de lengua portuguesa y constatar los aportes de los textos literarios en las clases de lengua portuguesa. Para alcanzar estos objetivos, se utilizó la investigación bibliográfica, así como la observación participante seguida de la aplicación de un cuestionario. Las lecturas clave fueron los siguientes teóricos: Cosson (2012), Costa (2013), Colomer (2003), Candido (2004), Bernado (2013), Jouve (2012), Zilberman (2010), entre otros. Los resultados muestran que los textos literarios se utilizan en las clases de lengua portuguesa y que hacen una gran contribución, pero es necesario darles más espacio en el aula. |
Keywords: | Contribuições Textos literários Prática de leitura Escola indígena |
metadata.dc.subject.cnpq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | BRASIL |
metadata.dc.publisher.department: | INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) |
metadata.dc.publisher.course: | Letras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola - Licenciatura - Benjamin Constant |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8171 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_MariaSamiasLIma.pdf | 795 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.