Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8180
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O celular smartphone como ferramenta pedagógica digital nos anos iniciais em escola indígena: o conhecimento a um toque das mãos |
metadata.dc.creator: | Murayare, José Manoel Nicolano |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Oderlene Braulio da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cruz, Maria Simone Ribeiro da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Antônia Rodrigues da |
metadata.dc.description.resumo: | A presente monografia analisa o uso do celular smartphone como ferramenta pedagógica nos anos iniciais de uma escola indígena municipal da aldeia de umariaçú-I, na Escola Municipal Indígena O’i Tchürüne visando compreender suas contribuições para o processo de aprendizagem e inclusão social das crianças. O estudo busca descrever a utilização do celular pelos professores e alunos, identificar a concepção das tecnologias digitais na escola e relacionar as atividades pedagógicas desenvolvidas com o smartphone em sala de aula. As reflexões apresentadas na monografia são amparadas nos estudos de Oliveira (2023), Trentini (2021), Rocha (2021), Medeiros (2021), Machado e Vas (2020), Lima, Oliveira e Gonçalves (2018), Silva (2017), Feitosa (2017), Rosalin, Cruz e Matos (2017), Coutinho (2014), Philips (2014), Philippsen (2014), Gabriel (2013), Merije (2012), Merije (2012), dentre outros. Também se fundamenta na Base Nacional Comum Curricular- BNCC (2017). A pesquisa empregou questionários, entrevistas e observações para coletar dados, necessária ao alcance do objetivo do estudo e a compreensão da realidade do uso de smartphone como ferramenta pedagógica. Os resultados destacam a importância do celular como ferramenta na comunidade, ao mesmo tempo em que revelam a proibição de seu uso em sala de aula. Conclui-se que o celular smartphone desempenha um papel relevante no processo educativo escolar, apesar das restrições impostas. |
Abstract: | This monograph analyzes the use of the smartphone as a pedagogical tool in the early years of a municipal indigenous school in the village of umariaçú-I, at the O’i Tchürüne Indigenous Municipal School, aiming to understand its contributions to the learning process and social inclusion of children. The study seeks to describe the use of cell phones by teachers and students, identify the conception of digital technologies in schools and relate the pedagogical activities developed with smartphones in the classroom. The reflections presented in the monograph are supported by studies by Oliveira (2023), Trentini (2021), Rocha (2021), Medeiros (2021), Machado and Vas (2020), Lima, Oliveira and Gonçalves (2018), Silva (2017), Feitosa (2017), Rosalin, Cruz e Matos (2017), Coutinho (2014), Philips (2014), Philippsen (2014), Gabriel (2013), Merije (2012), Merije (2012), among others. It is also based on the National Common Curricular Base - BNCC (2017). The research used questionnaires, interviews and observations to collect data, necessary to achieve the objective of the study and understand the reality of using smartphones as a pedagogical tool. The results highlight the importance of cell phones as a tool in the community, while also revealing the prohibition of their use in the classroom. It is concluded that the smartphone plays an important role in the school educational process, despite the restrictions imposed. |
Keywords: | Escola Pública Celular Smartphone Ferramentas Pedagógicas Escola Indígena |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8180 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_JoseManoelMurayare.pdf | 2,82 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.