Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8181
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A gestão escolar frente á evasão de alunos da EJA : Um estudo a partir do estágio supervisionado na gestão educacional na escola Municipal Luciney Mello Carneiro do Município de Atalaia do NorteAM. |
metadata.dc.creator: | Freire, Amanda Batista |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Bráulio, Oderlene Bindá |
metadata.dc.contributor.referee1: | Campos, Sebastião Melo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cruz, Maria Simone Ribeiro da Silva |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho investiga o papel da gestão escolar frente ao combate à evasão na Educação de Jovens e Adultos-EJA. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Luciney Mello carneiro no município de atalaia do Norte-Am. Neste contexto, o objetivo da pesquisa foi conhecer as ações e os desafios da gestão da escola Municipal Luciney Mello Carneiro no Município de Atalaia do Norte – AM para evitar a evasão dos alunos da educação de Jovens e Adultos e estimular à sua aprendizagem na escola”. Para isso buscou-se caracterizar a gestão escolar e os alunos da EJA no campo de pesquisa; descrever as ações da equipe gestora escolar em prol do combate à evasão na EJA e estimulo à aprendizagem dos alunos dessa modalidade de ensino na escola; apresentar os desafios enfrentados pela equipe gestora para garantir a permanência e a aprendizagem desses alunos na escola; e realizar uma intervenção pedagógica no âmbito da gestão escolar para o combate a evasão e estimulo à aprendizagem na EJA. As reflexões apresentadas sobre gestão são embasadas em Libâneo (2008), Lück (2008 e 2009), dentre outros autores que discutem a gestão escolar, bem como na LDB (Lei Nº 9.394/96), no PNE (Lei nº 13.005/2014), dentre outras. A pesquisa desenvolvida é de abordagem qualitativa, e se constitui como pesquisa ação fundamentada teórica e metodologicamente. Na pesquisa foram utilizadas para coleta de dados as técnicas de estudos bibliográficos, observação participante e entrevista semiestruturadas e para a intervenção pedagógica na problemática em estudo foi realizada uma ação com palestra e oficina. O método de análise dos dados utilizado foi fenomenológico para que fosse abrangida tal investigação e resultados positivos. A pesquisa mostrou que a equipe gestionária da escola, liderada pela gestora faz visitas, conversas orientadoras individuais aos alunos, organiza palestras, encontros formativos sobre planejamento e metodologias discentes com os professores buscando favorecer a permanência e a aprendizagem dos alunos. Conclui-se que muitos são os desafios que se apresentam, pois mesmo com as ações realizadas pela gestão da escola muito ainda precisa ser feito para possibilitar aos alunos da EJA a sua permanência e seu sucesso escolar, pois há fatores internos e externos à instituição que apenas com políticas públicas eficazes e ações intersetoriais contínuas conseguiriam resolver real e efetivamente esse problema que assola a realidade educacional da escola, de Atalaia do Norte e do Brasil. |
Abstract: | The present study investigates the role of school management in combating dropout rates in Youth and Adult Education (YAE). The research was conducted at the Luciney Mello Carneiro Municipal School in the municipality of Atalaia do Norte, Amazonas. In this context, the research objective was to understand the actions and challenges of the management of Luciney Mello Carneiro Municipal School in Atalaia do Norte, Amazonas, to prevent student dropout in Youth and Adult Education and encourage their learning at the school. To achieve this, the study aimed to characterize school management and YAE students in the research field; describe the actions of the school management team in combating dropout rates in YAE and encouraging student learning in this educational modality at the school; present the challenges faced by the management team to ensure the retention and learning of these students at the school; and conduct a pedagogical intervention within school management to combat dropout rates and encourage learning in YAE. The reflections on management are based on authors such as Libâneo (2008), Lück (2008 and 2009), among others, who discuss school management, as well as the Brazilian Education Law (Law No. 9,394/96), the National Education Plan (Law No. 13,005/2014), among others. The qualitative research conducted was carried out through theoretical and methodological action research. Data collection techniques included bibliographic studies, participant observation, and semi-structured interviews, and for the pedagogical intervention related to the issue under study, a lecture and workshop were conducted. The phenomenological method of data analysis was used to comprehensively cover the investigation and achieve positive results. The research showed that the school management team, led by the principal, conducts visits, individual counseling sessions with students, organizes lectures, and formative meetings on planning and student methodologies with teachers to promote student retention and learning. It is concluded that many challenges arise, as despite the actions taken by the school management, much still needs to be done to enable YAE students to remain and succeed in school, as internal and external factors within the institution require effective public policies and continuous intersectoral actions to effectively resolve the educational reality that affects the school, Atalaia do Norte, and Brazil. |
Keywords: | Gestão escola. Educação de Jovens e Adultos - EJA Evasão Aprendizagem |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8181 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_AmandaFreire.pdf | 3,64 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.