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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Análise do modelo e práticas de gestão de escolas públicas municipais de Benjamin Constant-AM: desafios e possibilidades à efetivação da gestão democrático-participativa na escola
metadata.dc.creator: Mafra, Sandriely Morais
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Oderlene Bráulio da
metadata.dc.contributor.referee1: Campos, Sebastião Melo
metadata.dc.contributor.referee2: Cruz, Maria Simone Ribeiro da Silva
metadata.dc.description.resumo: Esta monografia intitulada Análise do modelo e práticas de gestão de escolas públicas municipais de Benjamin Constant-AM: desafios e possibilidades à efetivação da gestão democrático-participativa na escola, atende a uma das áreas de formação e pesquisa dos acadêmicos do curso de Pedagogia: a gestão educacional. O objetivo do estudo foi analisar o modelo de gestão escolar de instituições públicas municipais da área urbana de Benjamin Constant- AM, enfatizando os avanços e desafios à efetivação da democracia participativa na escola. Compreender como vem se processando a gestão escolar é de grande importância para o futuro egresso do curso que tem a gestão como um dos campos de sua atuação profissional e que deve primar pela implementação e real efetivação da democracia participativa na escola. Nesse sentido, direcionamos os estudos para duas escolas públicas municipais de Benjamin Constant localizadas na área urbana do município, o que possibilitou estudar mais a fundo a gestão escolar nesse contexto, por meio de observações, entrevistas e análise de documentos das instituições pesquisadas. O estudo se configurou como uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa e enfoque crítico-dialético. Com este trabalho apresentamos as práticas de gestão desenvolvidas e o modelo ou concepção de gestão predominante nas escolas públicas municipais, tendo como aporte teórico Libâneo (2018), Luck (2014), Dourado (2013), dentre outros autores e legislações educacionais brasileiras que apregoam o princípio da gestão democrática nas escolas. A ideia foi contribuir com estudos que apontem assim os reais condicionantes do modelo de gestão existente e suas implicações à melhoria da qualidade da educação nas escolas públicas municipais da área urbana de Benjamin Constant-AM. Com a pesquisa constatou-se que houve avanços, como por exemplo a seleção de gestores, porém a democracia não se efetiva na prática, seja pela falta de autonomia nas escolas, pela pouca participação nas tomadas de decisões e (re)construção do PPP ou pelo não funcionamento pleno dos colegiados democráticos como Conselho Escolar. Conclui -se, então, que há muitos desafios que impossibilitam a efetivação da gestão democrática/participativa nas escolas pesquisadas, pois muito se fala de democratização, mas pouco ainda se vive e se faz democracia na escola.
Abstract: This monograph entitled Analysis of the model and management practices of municipal public schools by Benjamin Constant-AM: challenges and possibilities for implementing democratic participatory management in schools, addresses one of the areas of training and research of academics on the Pedagogy course: educational management. The objective of the study was to analyze the school management model of municipal public institutions in the urban area of Benjamin Constant-Am, emphasizing the advances and challenges to implementing participatory democracy at school. Understanding how school management is being processed is of great importance for the future graduate of the course, which has management as one of the fields of its professional activity and which must strive for the implementation and real implementation of participatory democracy at school. In this sense, we directed the studies to two municipal public schools in Benjamin Constant located in the urban area of the municipality, which made it possible to study school management in this context in more depth, through observations, interviews and analysis of documents from the researched institutions. The study was configured as a field research with a qualitative approach and a critical-dialectic approach. With this work we present the management practices developed and the predominant management model or conception in municipal public schools, having as theoretical contribution Libâneo (2018), Luck (2014), Dourado (2013), among other authors and Brazilian educational legislation that promote the principle of democratic management in schools. The idea was to contribute to studies that highlight the real constraints of the existing management model and its implications for improving the quality of education in municipal public schools in the urban area of Benjamin Constant-AM. With the research it was found that there had been advances, such as the selection of managers, but democracy is not effective in practice, whether due to the lack of autonomy in schools, little participation in decision-making and (re)construction of the PPP or due to the non-fulfillment of democratic collegiate bodies such as the School Council. It is concluded, then, that there are many challenges that make it impossible to implement democratic/participatory management in the schools researched, as there is much talk about democratization, but little is still being done about democracy in schools.
Keywords: Escola pública
Gestão escolar
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8183
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