Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8193
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Os elementos culturais e valores sociais nipônicos ensinados na EETI Bilíngue Professor Djalma da Cunha Batista: a influência na vida dos alunos
Other Titles: Japanese cultural elements and social values taught at Bilingual School EETI Professor Djalma da Cunha Batista: Its Influence on students' lives
metadata.dc.creator: Maciel, Victoria Marcelle Matias
metadata.dc.contributor.advisor1: Nishikido, Linda Midori Tsuji
metadata.dc.contributor.referee1: Pimentel, Camila Regina Ferracioli
metadata.dc.contributor.referee2: Figueira, Sarah Micaia Benevides
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem como objetivo identificar os elementos culturais e valores sociais japoneses nas atividades culturais realizadas na Escola Estadual de Tempo Integral Bilíngue Professor Djalma da Cunha Batista, localizada na cidade de Manaus, e analisar a influência destes aspectos na vida dos alunos da escola, contribuindo, assim, para pesquisas futuras no âmbito educacional no estado do Amazonas. Para tal, realizou-se levantamentos teóricos acerca dos conceitos de cultura e valores sociais no ambiente escolar e no contexto cultural japonês, bem como entrevistas dirigidas ao gestor e professores da escola para fim de levantamento bibliográfico quanto às atividades realizadas, e aplicação de um questionário semiaberto aos alunos do 9º ano a fim de coletar dados para análise da influência das atividades em suas vidas. Esta pesquisa segue os pressupostos teóricos de Lev Semionovitch Vigotski (2007) referentes à teoria sociocultural, a qual argumenta que o conhecimento humano é uma construção social resultante da interação de indivíduos.
Abstract: The present research aims to identify the japanese cultural elements and social values in the cultural activities carried out at Professor Djalma da Cunha Batista Bilingual Full-Time State School, located in the city of Manaus, and analyze the influence of these aspects on the students lives, thus contributing to future research in the educational field in the state of Amazonas. To achieve this, theoretical surveys were conducted on the concepts of culture and social values in the school environment and in the japanese cultural context, as well as directed interviews with the school manager and teachers for the purpose of a bibliographic survey regarding the activities carried out. A semi-open questionnaire was also administered to 9th-grade students to collect data for the analysis of the influence of these activities on their lives. This research follows the theoretical assumptions of Lev Semionovich Vygotsky (2007) regarding sociocultural theory, which argues that human knowledge is a social construction resulting from the interaction among individuals.
Keywords: Educação
Escola
Atividades culturais
Valores sociais
Education
School
Japanese culture
Cultural activities
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FLET - Faculdade de Letras
metadata.dc.publisher.course: Letras - Língua e Literatura Japonesa - Licenciatura - Manaus
Citation: MACIEL, Victoria Marcelle Matias. Os elementos culturais e valores sociais nipônicos ensinados na EETI Bilíngue Professor Djalma da Cunha Batista: a influência na vida dos alunos. 2023. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua e Literatura Japonesa) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8193
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_VictoriaMaciel.pdf7,68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.