Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8194
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Conhecimento indígena no contexto da biblioteca universitária |
metadata.dc.creator: | Dias, Serena dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Barbalho, Célia Regina Simonetti |
metadata.dc.contributor.referee1: | Marquez, Suely Oliveira Moraes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Maciel, Raquel Santos |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa investiga a atuação das bibliotecas universitárias em relação aos conhecimentos tradicionais indígenas. Os objetivos específicos deste estudo se constituíram em identificar na literatura os conceitos de conhecimentos tradicionais e conhecimentos indígenas para mapear a atuação das bibliotecas universitárias de instituições de ensino superior na região Norte do Brasil em relação aos conhecimentos tradicionais indígenas em seus contextos. Trata-se de uma investigação com abordagem qualitativa e natureza aplicada, apoiado em uma revisão de literatura utilizada para fundamentar as reflexões realizadas. O estudo buscou também identificar os esforços das bibliotecas universitárias dos sete estados do norte do Brasil para envolver os saberes indígenas em seu ambiente a partir de um levantamento realizado por meio de um questionário on-line. De acordo com a literatura, as bibliotecas universitárias tem o dever de fomentar a cultura, afirmar seu papel social e promover a inserção dos saberes dos povos originários em seus âmbitos. Em relação as informações atribuídas pelos participantes da pesquisa, conclui-se que as práticas reproduzidas nas bibliotecas da região Norte do Brasil não operam para incluir os saberes indígenas, como recomenda a literatura. |
Abstract: | This research investigates the role of university libraries in traditional indigenous knowledge. The specific objectives of this study were to identify in the literature the concepts of traditional knowledge and indigenous knowledge to map the performance of university libraries in higher education institutions in the North of Brazil about traditional indigenous knowledge in their contexts. This is an investigation with a qualitative approach and an applied nature, based on a literature review used to support the reflections made. The study also sought to identify the efforts of university libraries in the seven northern states of Brazil to involve indigenous knowledge in their environment, based on a survey carried out using an online questionnaire. According to the literature, university libraries must foster culture, affirm their social role, and promote the inclusion of indigenous peoples' knowledge in their environments. About the information provided by the survey participants, it can be concluded that the practices reproduced in libraries in the North of Brazil do not work to include indigenous knowledge, as recommended in the literature. |
Keywords: | Conhecimento indígena Conhecimento tradicional Saberes indígenas Biblioteca universitária |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FIC - Faculdade de Informação e Comunicação |
metadata.dc.publisher.course: | Biblioteconomia -- Bacharelado - Manaus |
Citation: | DIAS, Serena dos Santos. Conhecimento indígena no contexto da biblioteca universitária. 2024. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8194 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_SerenaDias.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.