Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8196
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Recomendações de boas práticas para apps de serviço de atendimento bancário à pessoa idosa
metadata.dc.creator: Mota, Suzan Evellyn Nascimento da
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Gean Flávio de Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Ruschival, Claudete Barbosa
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Bruna Raphaela Ferreira de
metadata.dc.description.resumo: Com o avanço da tecnologia, os dispositivos móveis estão se tornando comuns no cotidiano dos usuários, devido à praticidade e mobilidade que oferecem. Nesse contexto, a integração de serviços bancários ao ambiente digital torna-se evidente. Porém, no desenvolvimento dessas novas aplicações, é comum que alguns grupos, como os idosos, tenham suas necessidades negligenciadas, o que pode resultar em exclusão digital para essa população. Considerando o envelhecimento da população brasileira, torna-se crucial contemplar os fatores físicos e psicológicos dos idosos nestas ferramentas. Este estudo tem como objetivo estabelecer boas práticas para reduzir a lacuna entre a pessoa idosa e sua interação com aplicativos bancários. Para isso, foi conduzido um estudo teórico sobre o envelhecimento, acessibilidade digital e experiência do usuário. A metodologia baseou-se nas três fases de Archer (1964). Na Fase Analítica, as interfaces de bancos conhecidos no mercado foram analisadas por uma avaliação heurística e o perfil do público-alvo foi identificado por meio de entrevistas e questionários. Na Fase Criativa, foram elaboradas personas com os perfis encontrados, a preparação para o teste de usabilidade e a definição dos critérios de avaliação. Na Fase Executiva, realizou-se o teste de usabilidade, a análise com base nos critérios estabelecidos e a tabulação dos dados. Como resultado, identificaram-se dez boas práticas para projetos de aplicativos de bancos digitais que podem facilitar o seu uso por parte das pessoas idosas, para promover autonomia, desempenho e confiança.
Abstract: With the advancement of technology, mobile devices are becoming common in users' daily lives, due to the practicality and mobility they offer. In this context, the integration of banking services into the digital environment becomes evident. However, in the development of these new applications, it is common for some groups, such as the elderly, to have their needs met, which can result in digital exclusion for this population. Considering the aging of the Brazilian population, it is crucial to consider the physical and psychological factors of the elderly in these tools. This study aims to establish good practices to reduce the gap between older people and their interaction with banking applications. To this end, a theoretical study was conducted on aging, digital accessibility and user experience. The methodology is based on Archer’s (1964) three phases. In the Analytical Phase, the interfaces of well-known banks on the market were proven by a heuristic evaluation and the profile of the target audience was identified through interviews and questionnaires. In the Creative Phase, personas were edited with the profiles found, preparation for the usability test and definition of evaluation criteria. In the Executive Phase, we carried out the usability test, an analysis based on the established criteria and data tabulation. As a result, ten good practices were identified that facilitate the use of banks by elderly people, to promote autonomy, performance and confidence.
Keywords: Idosos
Acessibilidade
Design de interação
Experiência do usuário
Bancos digitais
metadata.dc.subject.cnpq: OUTROS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FT - Faculdade de Tecnologia
metadata.dc.publisher.course: Design - Bacharelado - Manaus
Citation: MOTA, Suzan Evellyn Nascimento da. Recomendações de boas práticas para apps de serviço de atendimento bancário à pessoa idosa. 2024. 164 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8196
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_SuzanMota.pdf6,18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.