Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8201
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | Educação ambiental em questão: percepções de estudantes finalistas em licenciatura em ciências sobre a sua formação inicial |
Other Titles: | Enviaronmental education in question: perceptions of final year science degree students about their initial training |
metadata.dc.creator: | Barbosa, Daniely de Melo |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Menezes, Jean Michel dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lobo, Marcio Marçal |
metadata.dc.contributor.referee2: | Guesdson, Isabel Reis |
metadata.dc.description.resumo: | Pode-se entender que a Educação Ambiental (EA) é um processo que visa formar uma população mundial consciente e preocupada com o ambiente e com os problemas que lhe dizem respeito, engajando o trabalho individual e coletivo para resolver os problemas atuais e impedir que se repitam. Entendendo a importância da EA, o objetivo desse trabalho foi investigar as percepções de formandos no curso de Química de Licenciatura em Ciências: Química e Biologia em relação à presença da EA durante o seu processo de formação inicial. A coleta de dados ocorreu por meio de dois instrumentos: um questionário e um roteiro de entrevista, tendo como participantes 06 formandos do curso. Todos os participantes sinalizaram que discutiram sobre EA em disciplinas durante o curso, sendo: Química Ambiental (100,0%), Instrumentação para o Ensino da Química (50,0%) e Ecologia Geral (50,0%) os mais citados. Além das disciplinas do curso, os formandos citaram outros momentos em que discutiram sobre EA, sendo que 83,3% afirmaram terem participado de eventos acadêmicos como semanas de cursos, congressos e palestras, e 33,3% descreveram a participação em projetos de extensão que trabalharam a EA. |
Abstract: | It can be understood that Environmental Education (EE) is a process that aims to form a world population conscious and concerned about the environment and the problems that concern it, engaging individual and collective work to solve current problems and prevent them from becoming repeat. Understanding the importance of EE, the objective of this work was to investigate the perceptions of graduates in the Bachelor of Science Chemistry course: Chemistry and Biology in relation to the presence of EE during their initial training process. Data collection took place using two instruments: a questionnaire and an interview guide, with six course graduates as participants. All participants indicated that they discussed EE in subjects during the course, with: Environmental Chemistry (100.0%), Instrumentation for Teaching Chemistry (50.0%) and General Ecology (50.0%) being the most cited. In addition to the course subjects, graduates cited other moments in which they discussed EE, with 83.3% saying they had participated in academic events such as course weeks, conferences and lectures, and 33.3% described participating in extension projects who worked at EE. |
Keywords: | Educação ambiental Ensino de ciências Formação de professores |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: QUIMICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara) |
metadata.dc.publisher.course: | Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Itacoatiara |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8201 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_DanielyBarbosa.pdf | 237,18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.