Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8209
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Educação e tecnologia: as TICs como instrumento pedagógico em um Centro Educacional Infantil de Parintins, Amazonas |
Other Titles: | Education and technology: ICTs as a pedagogical tool in a Children's Educational Center in Parintins, Amazonas |
metadata.dc.creator: | Souza, Hugo Victor Castro de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Medeiros, Alexsandro Melo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vasconcelos, Corina Fátima Costa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Morais, Marina Magalhães de |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho teve como pressuposto destacar a contribuição das tecnologias da informação e comunicação como ferramenta pedagógica em um Centro Educacional Infantil, localizado na Zona Rural do Município de Parintins, apresentando como principal objetivo destacar as contribuições das tecnologias digitais e compreender quais são as suas principais dificuldades com relação ao uso das tecnologias. Os sujeitos de nossa pesquisa de campo se deu em torno de 02 professores e 01 Gestora, todas da Educação Infantil de um Centro Educacional Infantil da Zona Rural do Município de Parintins/AM, além de 36 alunos do mesmo nível de ensino, de 2 turmas diferentes, sendo 1º Período e 2º Período, matutino e vespertino. Há de se ressaltar que, a pesquisa foi realizada durante o início do ano letivo do referido Centro. Como procedimentos metodológicos, optou-se por utilizar uma abordagem de natureza qualitativa, adotando para tanto como técnicas de coleta de dados a observação direta entre os alunos das turmas envolvidas na pesquisa, assim como a aplicação de duas entrevistas semiestruturadas, composto de 08 perguntas para a Gestora do Centro e 03 perguntas direcionadas às professoras. Para alcançar os objetivos propostos realizamos um estudo bibliográfico com base nos pressupostos teóricos de alguns estudiosos, como Kenski (2007), Santos et al. (2020 e 2021); BNCC (2017), entre outros. A pesquisa sinalizou que ainda há grande dificuldade na implementação das TICs, dentro da sala de aula, seja por falta de infraestrutura, quanto por falta de cursos para especialização dos agentes da educação. |
Abstract: | This work had the premise of analyzing the use of information and communication technologies as a pedagogical tool in a Children's Educational Center, located in the Rural Zone of the Municipality of Parintins, presenting as its main objective to analyze how digital technologies have been used and identify and understand what they are their main difficulties in relation to the use of technologies. The subjects of our field research were around 6 teachers, all from Early Childhood Education at a Children's Educational Center in the Rural Zone of the Municipality of Parintins/AM, in addition to 118 students at the same level of education, from 6 different classes, being Kindergarten, 1st Period and 2nd Period, morning and afternoon. It should be noted that the research was carried out during the beginning of the academic year at that Center. As methodological procedures, it was decided to use a qualitative approach, adopting direct observation among students in the classes involved in the research as data collection techniques, as well as the application of two open questionnaires, consisting of 08 questions to the Center Manager and 03 questions directed to teachers. To achieve the proposed objectives, we carried out a bibliographic study based on the theoretical assumptions of some scholars, such as Kenski (2007), Santos et al. (2020 and 2021); BNCC (2017), among others. In short, the research showed that there is still great difficulty in implementing ICTs within the classroom, either due to a lack of infrastructure or a lack of specialized courses for education agents. |
Keywords: | TICs Ferramenta pedagógica Professor Aluno Escola do campo ICTs Pedagogical tool Teacher Student Countryside school |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: PEDAGOGIA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | BRASIL |
metadata.dc.publisher.department: | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Parintins |
Citation: | SOUZA, Hugo Victor Castro de. Educação e tecnologia: as TICs como instrumento pedagógico em um Centro Educacional Infantil de Parintins, Amazonas. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Parintins (AM), 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8209 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_HugoSouza.pdf | 111,32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.