Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8212
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: As contribuições da disciplina metodologia do ensino de literatura em libras para alunos surdos na UFAM
metadata.dc.creator: Albuquerque, Deuziane Menezes
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Vanessa Nascimento dos Santos de
metadata.dc.contributor.referee1: Vale, Janderclei da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Leonardo Pessoa da
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa visa analisar os impactos da disciplina Metodologia do ensino de Literatura em Libras no processo de aprendizagem dos artefatos da Cultura Surda para os alunos surdos na UFAM. Conforme Karnopp (2006), a Literatura Surda vem se consolidando como uma forma de expressão artística e sociocultural para a comunidade Surda. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa, com análise bibliográfica das obras que abordam a temática. Utilizou-se a aplicação do questionário para alunos surdos que cursaram a disciplina Metodologia da Literatura em Libras na Universidade Federal do Amazonas UFAM. Diante disso acreditamos que a disciplina propõe o desenvolvimento da identidade surda e sua subjetividade, também a importância do conhecimento na Universidade ser levado às escolas e o papel fundamental da família no acesso à Literatura Surda para os surdos.
Abstract: The research aims to analyze the impacts of the subject Methodology for teaching Literature in Libras on the learning process of Deaf Culture artifacts for deaf students at UFAM. According to Karnopp (2006), Deaf Literature has been consolidating itself as a form of artistic and sociocultural expression for the Deaf community. The study uses a qualitative approach, with bibliographical analysis of works that address the topic. The questionnaire was applied to deaf students who studied the Literature Methodology in Libras discipline at the Federal University of Amazonas UFAM. In view of this, we believe that the discipline proposes the development of deaf identity and its subjectivity, also the importance of knowledge at the University being taken to schools and the fundamental role of the family in access to Deaf Literature for the deaf.
Keywords: Literatura surda
Metodologia
Surdos
Libras
Deaf literature
Methodology
Deaf
Pounds
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FLET - Faculdade de Letras
metadata.dc.publisher.course: Letras - Libras - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8212
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Deuziane Albuquerque.pdf741,79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.