Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8214
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Processo artístico, desconstrução técnica e decolonialidade: um estudo sobre a busca de uma nova perspectiva na produção artística
metadata.dc.creator: Silva, Aury Cordovil da
metadata.dc.contributor.advisor1: Toledo, Marina Madeira de
metadata.dc.contributor.referee1: Amado, Guy
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Luciano Souza de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir o processo artístico deste autor, que se utiliza da desconstrução técnica em desenho ou grafismo aliado ao conceito de decolonialidade em sua poética, buscando compreender como essas abordagens são fundamentais para a produção da arte contemporânea. Para tanto, a pesquisa parte dos trabalhos autorais envolvendo a observação de partes anatômicas do próprio artista, adaptando-as à perspectiva da desconstrução na produção artística. A desconstrução técnica consiste em questionar e desafiar as normas tradicionais na arte por meio do descondicionamento, enquanto a decolonialidade busca desestabilizar as estruturas eurocêntricas dos cânones presentes na arte contemporânea, em que é notório que a maioria das anatomias apresentam traços gregos em sua caracterização. Portanto, analisaremos o impacto dessa temática no cenário artístico atual, como uma nova linha de pensamento poético do autor, denominada “linhas ancestrais” em que este procura resgatar a ancestralidade cultural do imaginário caboclo, destacando as possibilidades de transformação e resistência que elas podem proporcionar por meio da arte.
Abstract: The purpose of this work is to explore the artistic process of an author who combines technical deconstruction in drawing or graphism with the concept of decoloniality in their artistic expression. The goal is to understand how these approaches are essential to contemporary art production. This research begins by analyzing the author's artwork, which involves observing anatomical parts of the artist themselves and adapting them to the perspective of deconstruction in artistic production. Technical deconstruction involves questioning and challenging traditional norms in art through deconditioning. Decoloniality aims to destabilize the Eurocentric structures of the canons present in contemporary art, where most anatomies are characterized by Greek traits. The impact of this theme on the current artistic scene will be analyzed, as it represents a new line of poetic thought for the author called "ancestral lines". This line seeks to rescue the cultural ancestry of the caboclo imaginary, highlighting the possibilities of transformation and resistance that they can provide through art.
Keywords: Ancestralidade
Desconstrução técnica
Decolonialidade
Cânones
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES: ARTES PLASTICAS: DESENHO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Artes Visuais - Licenciatura - Parintins
Citation: SILVA, Aury Cordovil da. Processo artístico, desconstrução técnica e decolonialidade: um estudo sobre a busca de uma nova perspectiva na produção artística. 2024. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Arte Visuais) - Universidade Federal do Amazonas, Parintins (AM), 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8214
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AurySilva.pdf1,71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.