Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8222
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Atuações de pedagogas no processo de inclusão de alunos autistas em um espaço não escolar: Liceu de Artes e Ofícios Claúdio Santoro - Unidade Parintins
metadata.dc.creator: Farias, Alessandra Farias de
metadata.dc.contributor.advisor1: Azevedo, Railce da Silva de
metadata.dc.contributor.referee1: Prata, Bruna dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Pinto, Mariê Augusta de Souza
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem por objetivo propor uma reflexão quanto à importância da atuação de pedagogas no processo de inclusão de alunos autistas no Liceu de Artes Ofícios Cláudio Santoro – Unidade Parintins, sendo este um espaço não escolar pautado na tríade arte, educação e cultura. A pesquisa no primeiro momento foi desenvolvida de modo a descrever as ações desenvolvidas pelas profissionais pedagogas que atuam neste espaço, destacando a importância da participação da família, as metodologias adotadas pelas pedagogas e como as mesmas atuam para além dos muros da escola. Realizou-se um levantamento bibliográfico sobre a temática proposta, baseado nos autores Ribeiro e Diniz (2021) e Lima e Diniz (2023) que dialogam sobre a importância do ensino e da aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em espaços não escolares. Os resultados apontam para a importância desta profissional pedagoga no acompanhamento adequado alunos com autismo e assim assegurar a efetividade da inclusão da pessoa com deficiências nos espaços não formais.
Abstract: This research aims to propose a reflection on the importance of the pedagogues role to the process of autistic students inclusion at the Lyceum of Arts and Crafts Claudio Santoro - Parintins Unit, being a non-school space based on the triad art, education and culture. The research in the first moment was developed in locus in order to describe the actions worked by the pedagogic professionals who work in this space, highlighting the importance on the teaching and learning of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). Later it was founded in Minayo (2009) and Lakatos e Marconi (2003). The results point to the importance of this professional pedagogue in proper monitoring students with autism and thus ensure the effectiveness of the inclusion of people with disabilities in non-formal spaces.
Keywords: Pedagogia
Inclusão
Espaço Não escolar
Liceu de Artes Ofícios Cláudio Santoro – Unidade Parintins
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8222
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AlessandraFarias.pdf422,69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.