Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8224
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A importância da implementação da prática de jiu-jitsu nas escolas de ensino fundamental I e II |
metadata.dc.creator: | Pereira, Henrique Roger de Sousa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Otani, Carlos Masashi |
metadata.dc.contributor.referee1: | Amorim, Ida de Fátima de Castro |
metadata.dc.contributor.referee2: | Nascimento, Ayla Taynã da Silva |
metadata.dc.description.resumo: | Este estudo traz abordagens sobre a importância da implementação das práticas esportivas de Jiu-Jitsu nas escola brasileiras de ensino fundamental I e II l e sua relevância para a prática esportiva de crianças e jovens em fase escolar. A metodologia aplicada para este estudo ocorreu através de uma revisão de literatura, a partir de uma junta documental-literária de cunho pedagógica e esportiva sobre a temática proposta realizada em bases de dados específicas da área. A revisão bibliográfica das principais obras foram selecionadas e coletadas por meio dos critérios de elegibilidade. Dentre os critérios, este estudo se delimitou em incluir obras dos últimos seis anos (2019-2024) e que adequaram-se integralmente ao contexto escolar. Para demais aplicações de ferramentas metodológicas, a coleta de dados ocorreu secundariamente por uma revisão por pares e pela técnica metodológica Snowballing para triagem de bibliografias de artigos relevantes. Os resultados obtidos trazem uma configuração positiva sobre o esporte de Jiu-Jitsu nas escolas, destacando a melhoria dos estudantes em relação ao desenvolvimento psicossocial, motor, intelectual e cognitivo, além de destacar as mudanças de um estilo de vida sedentário para um saudável, bem como provisiona um aprimoramento das técnicas de defesa pessoal das crianças como uma forma de autoproteção. Assim, este estudo possui alta relevância para a comunidade científica e profissional, em virtude das benevolências induzidas às crianças em fase escolar e seus efeitos significativos sobre o desenvolvimento psicomotor do grupo estudado, tornando essencial mostrar as instituições que o jiu-jitsu pode ser um esporte favorável tanto quanto os já implementados na grade curricular das escolas. |
Abstract: | This study brings approaches to the importance of the implementation of Jiu-Jitsu sports practices in Brazilian elementary schools and its relevance to the sports practice of children and young people in school. The methodology applied for this study occurred through a literature review, based on a documental-literary board of pedagogical and sports nature on the proposed theme carried out in specific databases of the area. The bibliographic review of the main works wasselected and collected through the eligibility criteria. Among the criteria, this study was limited to including works from the last six years (2019-2024) and that were fully adapted to the school context. For other applications of methodological tools, data collection occurred secondarily through a peer review and the Snowballing methodological technique for screening bibliographies of relevant articles. The results obtained bring a positive configuration about the sport of Jiu-Jitsu in schools, highlighting the improvement of students in relation to psychosocial, motor, intellectual and cognitive development, in addition to highlighting the changes from a sedentary lifestyle to a healthy one, as well as providing an improvement in children's self-defense techniques as a form of self-protection. Thus, this study has high relevance for the scientific and professional community, due to the benevolences induced to schoolchildren and its significant effects on the psychomotor development of the group studied, making it essential to show institutions that jiu-jitsu can be a favorable sport as well as those already implemented in the school curriculum. |
Keywords: | Jiu-Jitsu Escolas Esporte Saudável Schools Sport Healthy |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia |
metadata.dc.publisher.course: | Educação Física - Licenciatura - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8224 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências da Saúde |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_HenriquePereira.pdf | 418,79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.