Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8238
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Gestão escolar indígena numa perspectiva de construção e reafirmação da identidade étnica: um estudo de caso na Escola Municipal Indígena Professor Dere'ecü |
metadata.dc.creator: | Salvador, Fábio de Souza |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Cruz, Maria Simone Ribeiro da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Bráulio, Oderlene Bindá |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Neles Maia da |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho surge do intuito de contribuir para que novos percursos e pesquisas possam ser desenvolvidas sobre a Gestão Escolar Indígena. Tem como finalidade, apresentar um processo ideias e saberes científicos sobre a temática em tela, esperando ser útil a professores e gestores indígenas e não indígenas e manutenção da memória histórica do povo Tikuna, tendo em vista, a formulação de políticas educacionais que compreendam as especificidades étnico-cultural desse povo, em benefício da propositura de uma educação escolar indígena autêntica e diferenciada, bem como direcionada a revitalização da língua, da cultura e identidade étnica. Portanto, tem como objetivo geral, analisar a gestão escolar indígena numa perspectiva de construção e reafirmação da identidade étnica a partir de um estudo de caso na Escola Municipal Indígena Professor Dere’ecü. Trata-se de um estudo de caso, a partir de uma abordagem qualitativa, tendo a fenomenologia como método. Os dados levantados nesta pesquisa nos permitem ressaltar que a os Estados devem garantir que a diversidade étnica, racial e cultural dos povos indígenas seja respeitada em todos os aspectos, e que as instituições educacionais nas áreas indígenas devem proporcionar acesso ao conhecimento de forma diferenciada. Além disso, a Escola se reconhece como uma escola democrática, pois, por meio de sua gestão, através de uma prática participativa em que reúne todos os sujeitos participantes nas tomadas de decisões da escola e afirmamos que a gestão promove algumas ações para a reafirmação da identidade Tikuna. |
Abstract: | Nhaã’ puracü naã ῖ’ῖtchi nagurü ῖnüãcü na ngǖẽẽruǖ ya ῖǖ i nawa i ngewacaǖǖ’ i namagü rü naca dau’ nana üüca’ i Namaã cua’ü i Ngu’ Maῖyugüarü. Rü naguniű i norü we’ i wüi’ nacüma i ῖnügü rü nhumatchi cua’gü ümatügüwa nawa i natchiga we’ruǖwa na marü nameǖ guetaeruǖgüca rü guepataǖmaã i cua’güe maῖyugü rü ta tama maῖyugü i ῖgüe rü nüǖna nhemaǖ i natchiga rü utchigawa i natücumü ya Magüta rü nuǖ ta dau i nanaüü norü mu’gü guetchigagü rü nüǖ ta cu’a i nacümagü nori i ῖǖ e natücumü rü tana ya’u nheẽma vüi ucuẽ maῖyugütanüwa nhemaǖ rü ya tomaraǖǖ rü nagunadawenü na naca nada’u i naga ru nacüma nhumatchi norü porá i natücumü. Ngeguma naãcü nacatcha dau na nüǖ tchaa cu’a i Namaã cua’ü i Ngu’ Maῖyugüarü nagu i dea’ü nanaüü rü na’ca a taeguü nacümagü i porá nawa i wüi gu’wa guepataǖwa ῖãnearü maῖyu guetaruǖ DEREECÜ. Rü wüi gu’ tchiga nawa i nacüma ngupetügüü. Nhaã natchiga nűã tcha we’i rü tüǖ nüǖ na cu’aẽẽ i ãẽcacügü nana ümatüü i poǖ nüǖ a ngῖῖca guűraǖǖ e nacümatücumü rü natücumü nhumatchi nacümagü i maῖyugü rü na nhẽmaǖca ngetchaǖ guűwama nhumatchi ta ngeta namaã inapuracüeiwa ucuẽgü maῖyugü arü naãnewa na nhẽmaǖ na nagu i ücuü i cu’a tomaraǖǖ. Rü ngegumata’ guepataǖ rü ta guepataǖ meã i űűnetaniῖ rü namaã na cu’ata wüi nacüma guűẽcama ca’ü guepataǖ ngeguma tacü na ügu rü nüǖ i uü mamaã cua’ i naüü i űãtchii i nawa naca i taeguu i Magüta arü pora. Este trabajo surge con el objetivo de contribuir para que se puedan desarrollar nuevos caminos e investigaciones sobre la Gestión Escolar Indígena. Su propósito es presentar un proceso de ideas y conocimientos científicos sobre el tema que nos ocupa, esperando ser de utilidad para docentes y directivos indígenas y no indígenas y mantener la memoria histórica del pueblo Tikuna, con miras a formular políticas educativas que comprendan las especificidades étnico-culturales de estos pueblos, a favor de proponer una educación escolar indígena auténtica y diferenciada, así como orientada a revitalizar la lengua, la cultura y la identidad étnica. Por tanto, su objetivo general es analizar la gestión escolar indígena desde una perspectiva de construcción y reafirmación de la identidad étnica a partir de un estudio de caso en la Escuela Indígena Municipal Profesor Dere’ecü. Se trata de un estudio de caso, utilizando el método fenomenológico. Los datos recopilados en esta investigación permiten resaltar que los Estados deben asegurar que la diversidad étnica, racial y cultural de los pueblos indígenas sea respetada en todos los aspectos, y que las instituciones educativas de las zonas indígenas deben brindar acceso al conocimiento de manera diferenciada. Además, el Colegio se reconoce como un colegio democrático, porque, a través de su gestión, a través de una práctica participativa en la que reúne a todos los sujetos que participan en la toma de decisiones del colegio y afirmamos que la dirección promueve algunas acciones para reafirmar la identidad Tikuna. |
Keywords: | Gestão escolar indígena Gestão democrática Identidade étnica Povo tikuna |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8238 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_FábioSalvador.pdf | 2,11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.