Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8240
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | Prática interdisciplinar no curso de Letras-Libras UFAM: um olhar sobre o ensino-aprendizagem dos acadêmicos surdos |
metadata.dc.creator: | Lima, Cristina dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Stoller, Fábio Tadeu Cabral |
metadata.dc.contributor.referee1: | Arruda, Debora Teixeira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Bastos, Elizandra de Lima Silva |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar como é pensado as práticas interdisciplinares pelo corpo docente do Curso de Letras - Libras da Ufam. Ciente que o curso de Letras-Libras tem em seu ambiente acadêmico surdos e ouvintes, e que o uso de estratégias para o ensino é muito importante. A preocupação para esta pesquisa foi delimitada no 6º período da turma LSB 007, que nesse período, usou o Ensino Interdisciplinar como estratégia de ensino para um exercício avaliativo. Para Lück (2013) “a Interdisciplinaridade é o processo que envolve a integração e o engajamento de educadores, num trabalho conjunto de interação das disciplinas do currículo escolar entre si e com a realidade”. Neste, foram envolvidas três disciplinas: Didática e Avaliação na Educação de Surdos; Metodologia do Ensino de Literatura em Libras e Metodologia do Ensino da Libras como L1. A pesquisa é de cunho qualitativo que de acordo com Gerhardt; Silveira (2009) “a pesquisa qualitativa não se preocupa com representatividade numérica, mas, sim, com o aprofundamento da compreensão de um grupo social, de uma organização, etc”. A amostragem da pesquisa contou com a participação de três docentes e de cinco discentes surdos. Foram aplicados questionários via link, google forms, com perguntas abertas feitas em Língua Portuguesa e em Libras. A análise de dados se preocupou em uma criteriosa análise dos dados coletados ao que Gil (2002) nos diz que “muitos estudos de campo possibilitam a análise estatística de dados, sobretudo quando se valem de questionários ou formulários para coleta de dados”. Logo, o notório entendimento que a estratégia de ensino interdisciplinar alcançou seu objetivo com os alunos surdos, mesmo sendo uma atividade inicialmente difícil e desafiadora, o que deixaram bem evidente durante a pesquisa, conseguiram lograr êxito na elaboração do exercício avaliativo proposto que teve como resultado final a elaboração de um plano de aula e a gravação de uma vídeo aula com duração média de 20 minutos. |
Abstract: | The main objective of this research was to identify how interdisciplinary practices are thought of by the faculty of the Literature Course - Libras at Ufam. Aware that the Letters-Libras course has both deaf and hearing students in its academic environment, and that the use of teaching strategies is very important. The concern for this research was limited to the 6th period of the LSB 007 class, which during this period used Interdisciplinary Teaching as a teaching strategy for an evaluative exercise. For Lück (2013) “Interdisciplinarity is the process that involves the integration and engagement of educators, in a joint work of interaction between the subjects of the school curriculum among themselves and with reality”. In this, three disciplines were involved: Didactics and Assessment in Deaf Education; Methodology for Teaching Literature in Libras and Methodology for Teaching Libras as L1. The research is of a qualitative nature which, according to Gerhardt; Silveira (2009) “qualitative research is not concerned with numerical representation, but rather with deepening the understanding of a social group, an organization, etc”. The research sample included the participation of three teachers and five deaf students. Questionnaires were administered via link, Google forms, with open questions asked in Portuguese and Libras. Data analysis was concerned with a careful analysis of the data collected, which Gil (2002) tells us that “many field studies enable statistical data analysis, especially when they use questionnaires or forms for data collection”. Therefore, the clear understanding that the interdisciplinary teaching strategy achieved its objective with deaf students, even though it was an initially difficult and challenging activity, which was made very evident during the research, managed to achieve success in the elaboration of the proposed evaluation exercise, which resulted in Finally, the preparation of a lesson plan and the recording of a video lesson lasting an average of 20 minutes. |
Keywords: | Libras Interdisciplinar Ensino superior Surdo |
metadata.dc.subject.cnpq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FLET - Faculdade de Letras |
metadata.dc.publisher.course: | Letras - Libras - Licenciatura - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8240 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_CristinaLima.pdf | 172,55 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.