Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8245
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: O ensino de poesia em Libras na escola bilíngue para surdos em Manaus
metadata.dc.creator: D´Almeida, José Gabriel Sampaio
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Vanessa Nascimento dos Santos de
metadata.dc.contributor.referee1: Gomes, Lívia Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Vale, Janderclei Silva
metadata.dc.description.resumo: Essa pesquisa visou investigar materiais referentes à literatura surda no Brasil, tema de grande relevância para a comunidade surda em relação ao ensino-aprendizagem da literatura. Os autores utilizados para fundamentar esta pesquisa são, C NDIDO (1989), PIMENTA (2002), ROSA (2011), KARNOPP (2010), CANDIDO (2012), QUADROS (2019), SUTTON-SPENCE (2021). O objetivo geral desta pesquisa é conhecer as estratégias de ensino-aprendizagem do gênero poesia para alunos surdos e como objetivos específicos: apresentar o artefato cultural literatura surda, identificar o gênero textual poesia e por último desenvolver uma oficina sobre o tema com os alunos surdos da escola bilíngue de manaus. Esta pesquisa defini-se como uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, onde foram realizadas entrevistas com dois professores que possuem experiências na área da educação e que atuam na escola onde a pesquisa foi desenvolvida, primeiramente foi realizado a pesquisa bibliográfica para encontrar e analisar materiais já existentes sobre o tema, logo foi desenvolvido as entrevistas e a aplicação da oficina com os alunos. Com base nas pesquisas e análises foi constatado que os alunos surdos possuem algumas dificuldades em relação a literatura surda, ainda existe pouca abordagem sobre o tema dentro da escola e que alguns alunos não possuem acesso a internet o que dificulta também na sua aprendizagem, o oferecimento de curso de formação para professores em relação a essa área é de extrema importância.
Abstract: This research aimed to investigate materials relating to deaf literature in Brazil, a topic of great relevance to the deaf community in relation to teaching and learning literature. The authors used to support this research are C NDIDO (1989), PIMENTA (2002), ROSA (2011), KARNOPP (2010), CANDIDO (2012), QUADROS (2019), SUTTON-SPENCE (2021). The general objective of this research is to understand the teaching-learning strategies of the poetry genre for deaf students and as specific objectives: to present the cultural artifact of deaf literature, identify the textual genre of poetry and, finally, develop a workshop on the topic with deaf students from bilingual school in manaus. This research is defined as a bibliographical research with a qualitative approach, where interviews were carried out with two teachers who have experience in the area of ​​education and who work at the school where the research was developed. Firstly, bibliographical research was carried out to find and analyze materials already existing information on the topic, interviews and the implementation of the workshop were soon developed with the students. Based on research and analysis, it was found that deaf students have some difficulties in relation to deaf literature, there is still little approach to the topic within the school and that some students do not have access to the internet, which also makes it difficult for them to learn, offering training course for teachers in this area is extremely important.
Keywords: Literatura surda
Poesia surda
Oficina
Libras
Deaf literature
Deaf poetry
Workshop
Pounds
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FLET - Faculdade de Letras
metadata.dc.publisher.course: Letras - Libras - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8245
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_JoséDAlmeida.pdf270,2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.