Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8252
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Os gêneros textuais e sua contribuição para o processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental |
metadata.dc.creator: | Silva, Paola Gualberto da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Sales, Clotilde Tinoco |
metadata.dc.contributor.referee1: | Belém, Maria de Jesus Campos de Souza |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho trata de um estudo bibliográfico tendo por objetivo investigar na literatura as contribuições dos gêneros textuais para o desenvolvimento da leitura e da escrita na alfabetização inicial, bem como a análise de seis livros didáticos de língua portuguesa para a alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. Sabe-se que o contato com os gêneros textuais tem importância fundamental para o desenvolvimento da leitura e escrita desde a educação infantil, ampliando-se para a alfabetização inicial e as séries subsequentes. Para que isso ocorra compete ao professor(a) uma prática pedagógica intencional planejada para que os alfabetizandos se apropriem do sistema de escrita alfabética e suas propriedades e, por meio dos gêneros textuais compreendam as funções sociais cotidianas da leitura e da escrita na sua comunidade e sociedade. Os principais autores com os quais dialogamos foram: Emília Ferreiro e Teberosky (1999), Schneuwly e Dolz (2004), Soares (2003) e Zabala (1998). Na análise e discussão dos resultados à luz dos autores (as), constatou-se que os gêneros textuais são o ponto de partida do processo de alfabetização, sendo um recurso linguístico comunicacional mediador e enriquecedor do processo de desenvolvimento das habilidades e competências na leitura e na escrita. Ao trabalhar com os gêneros textuais na sala de aula é importante valorizar os conhecimentos prévios dos alfabetizandos, estimulando seu interesse pela leitura e escrita para que entendam a mensagem e o conteúdo do texto, dando acesso a diversas culturas e realidades por meio de uma viagem virtual e imaginária. O trabalho está estruturado em dois capítulos, o primeiro “Alfabetizar letrando: a busca do sentido no ensino e aprendizagem da leitura e da escrita na alfabetização”. No segundo capítulo abordamos sobre as tipologias textuais e gêneros textuais: conceitos e características linguísticas e os gêneros textuais mais indicados nos livros didáticos de língua portuguesa para o ciclo de alfabetização. |
Abstract: | The present work deals with a bibliographic study with the objective of investigating in literature the contributions of textual genres to the development of reading and writing in initial literacy, as well as the analysis of six Portuguese language textbooks for literacy in the initial years of education. fundamental. It is known that contact with textual genres is fundamentally important for the development of reading and writing from early childhood education, extending to initial literacy and subsequent grades. For this to occur, it is up to the teacher to carry out an intentional pedagogical practice planned so that literacy students take ownership of the alphabetic writing system and its properties and, through textual genres, understand the everyday social functions of reading and writing in their community and society. The main authors with whom we discussed were: Emília Ferreiro and Teberosky (1999), Schneuwly and Dolz (2004), Soares (2003) and Zabala (1998). In the analysis and discussion of the results in the light of the authors, it was found that textual genres are the starting point of the literacy process, being a communicational linguistic resource that mediates and enriches the process of developing skills and competencies in reading and in the writing. When working with textual genres in the classroom, it is important to value the prior knowledge of literacy students, stimulating their interest in reading and writing so that they understand the message and content of the text, giving access to different cultures and realities through a virtual trip and imaginary. The work is structured into two chapters, the first “Alphabetizing literacy: the search for meaning in teaching and learning reading and writing in literacy”. In the second chapter we discuss textual typologies and textual genres: linguistic concepts and characteristics and the most recommended textual genres in Portuguese language textbooks for the literacy cycle. |
Keywords: | Gêneros textuais Alfabetização e letramento Planejamento pedagógico Recurso linguístico Textual genres Literacy and literacy Pedagogical planning Linguistic resource |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
Citation: | SILVA, Paola Gualberto da. Os gêneros textuais e sua contribuição para o processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental.2024. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8252 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_PaolaSIlva.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.