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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A importância do brincar no desenvolvimento das crianças na educação infantil: uma análise a partir das dissertações de mestrado defendidas nos últimos 5 anos no Brasil
metadata.dc.creator: Carlos, Esthefany Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Alves, Rozane Alonso
metadata.dc.contributor.referee1: Reis, Darianny Araújo dos
metadata.dc.contributor.referee2: Scaramuzza, Simone Alves
metadata.dc.description.resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda a importância do brincar no desenvolvimento das crianças na Educação Infantil, destacando a relevância do brinquedo, brincadeira e educação nessa fase crucial do crescimento. Tem como objetivo geral, perceber como as dissertações produzidas nos PPGE (Acadêmico e Profissional) do Brasil tem percebido o brincar e a brincadeira no contexto de formação docente e suas práticas de ensino. Para dar conta desta problemática, passou-se a direcionar como objetivos específicos: a) Descrever as políticas públicas que formularam a Educação Infantil no contexto da educação brasileira; b) Identificar as mudanças teóricas que produziram o brincar e a brincadeira no contexto da educação infantil, buscando articular a formação docente para esta etapa da educação básica e; c) analisar descritivamente as dissertações produzidas nos PPGE (Acadêmico e Profissional) sobre o brincar e a brincadeira na Educação Infantil nos últimos 5 anos. Constitui a partir da pesquisa qualitativa em Gonzalez-Rey (2005). Atua com o Mapeamento Teórico de Biembengut (2008) na produção de dados, pois auxilia na condução de pesquisas que buscam olhar as produções desenvolvidas em uma determinada área ou temática. Explora a legislação brasileira relacionada à Educação Infantil, enfatizando seu papel no desenvolvimento integral das crianças. Atua teoricamente, na perspectiva da Sociologia da Infância, tendo como proposta metodológica, a pesquisa qualitativa e o Mapeamento Teórico na construção dos dados. A análise histórica contextualiza a evolução da Educação Infantil no Brasil, desde o século XIX até as regulamentações mais recentes. Diante disso, as dissertações que compuseram as análises deste Trabalho de Conclusão de Curso, estabeleceu que nos últimos anos (5 anos) há poucas demandas de trabalhos que tem como problematização olhar o brincar e a brincadeira enquanto campo de pesquisa, obtendo como resultado final que as escolas da rede pública de ensino têm em comum a falta de preparo dos educadores (formação continuada), a carência de espaços pensados para o brincar e a impossibilidades dentro do sistema educacional que dificultam a aplicação de metodologias no cotidiano escolar. Isso talvez demonstre que o fato de haver políticas públicas educacionais, tais como RCNEI, BNCC, LDB e DCNEI, que propuseram pensar a brincadeira e o brincar como procedimento necessário a prática educativa no contexto da Educação Infantil, ainda se tem o olhar do brincar como mera prática das vivências das infâncias.
Abstract: This Course Conclusion Work addresses the importance of playing in the development of children in Early Childhood Education, highlighting the relevance of toys, play and education in this crucial phase of growth. Its general objective is to understand how the dissertations produced in the PPGE (Academic and Professional) in Brazil have perceived play and play in the context of teacher training and their teaching practices. To address this problem, specific objectives were: a) Describe the public policies that formulated Early Childhood Education in the context of Brazilian education; b) Identify the theoretical changes that produced play in the context of early childhood education, seeking to articulate teacher training for this stage of basic education and; c) descriptively analyze the dissertations produced in the PPGE (Academic and Professional) on play and games in Early Childhood Education in the last 5 years. It is based on qualitative research in Gonzalez-Rey (2005). It works with Biembengut's Theoretical Mapping (2008) in the production of data, as it helps in conducting research that seeks to look at the productions developed in a certain area or theme. Explores Brazilian legislation related to Early Childhood Education, emphasizing its role in the integral development of children. It operates theoretically, from the perspective of the Sociology of Childhood, using qualitative research and Theoretical Mapping as a methodological proposal in the construction of data. The historical analysis contextualizes the evolution of Early Childhood Education in Brazil, from the 19th century to the most recent regulations. In view of this, the dissertations that made up the analyzes of this Course Completion Work, established that in recent years (5 years) there have been few demands for work that has as its problematization looking at play and play as a field of research, obtaining as a final result that schools in the public education network have in common the lack of preparation of educators (continuing training), the lack of spaces designed for play and impossibilities within the educational system that make it difficult to apply methodologies in everyday school life. This perhaps demonstrates that the fact that there are educational public policies, such as RCNEI, BNCC, LDB and DCNEI, which proposed thinking about play and playing as a necessary procedure for educational practice in the context of Early Childhood Education, there is still a view of playing as mere practice of childhood experiences.
Keywords: Educação infantil
Brincar
Mapeamento teórico
Práticas pedagógicas
Formação de professores
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8254
metadata.dc.subject.controlado: .
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