Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8256
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | Acadêmico de LL da UFAM em formação: futuro educadores ou intérpretes educacionais, diálogo entre expectativas e realidade |
metadata.dc.creator: | Lima, Ismael Brasil de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Costa, Tatyana Sampaio Monteiro Pessoa da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Bastos, Elizandra de Lima Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Costa, Leonardo Pessoa da |
metadata.dc.description.resumo: | O trabalho tem como objetivo principal saber o perfil do aluno ingressante no curso de Letras Libras da Ufam, tem como norte as áreas: ensino e interpretação. Essa indagação persiste em alguns ingressantes do curso que muitas vezes chegam na certeza de um pensamento e quando conhecem o âmbito acadêmico percebem uma significativa diferença. Para tal, vamos apresentar como base de estudo e análise o Projeto Político Pedagógico do Curso de Letras-Libras /Ufam, entre outras teorias. A pesquisa de cunho qualitativo teve como amostragem acadêmicos surdos e ouvintes de diferentes períodos. Foram realizadas entrevistas em que ao responder as seis perguntas propostas foi possível delinear a identificação do perfil proposto. A análise desses dados se preocupou em demonstrar o pensamento de entrevistas da forma mais fiel possível, com base em Severiano (2016). Concluímos que o perfil dos acadêmicos ingressantes no curso não é bem definido, mas em sua maioria na caminhada pela universidade evidencia-se o amor pelo ensino e interesse em um formação complementar para atuação na área da interpretação. |
Abstract: | The main objective of the work is to know the profile of the student entering the Libras Literature course at Ufam, focusing on the following areas: teaching and interpretation. This question persists among some new students who often arrive at the certainty of a thought and when they get to know the academic field they notice a significant difference. To this end, we will present as a basis for study and analysis the Pedagogical Political Project of the Literature-Libras Course /Ufam, among other theories. The qualitative research sampled deaf and hearing academics from different periods. Interviews were carried out in which, by answering the six proposed questions, it was possible to outline the identification of the proposed profile. The analysis of this data was concerned with demonstrating the thinking of interviews as faithfully as possible, based on Severiano (2016). We conclude that the profile of academics entering the course is not well defined, but the majority of them in their journey through the university show a love for teaching and an interest in additional training to work in the area of interpretation. |
Keywords: | Libras Educadores Interpretes Academicos |
metadata.dc.subject.cnpq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FLET - Faculdade de Letras |
metadata.dc.publisher.course: | Letras - Libras - Licenciatura - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8256 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_IsmaelLima.pdf | 221,29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.