Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8258
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Desenho de memória e desenho da memória: um estudo de caso na comunidade São Tomé, rio Uaicurapá |
metadata.dc.creator: | Rodrigues, Raimunda Batista |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Amado, Guy |
metadata.dc.contributor.referee1: | Suzuki, Clarissa Lopes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Lydia Keila Ribeiro dos |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho é um estudo de caso realizado na comunidade São Tomé do rio Uaicurapá, área na zona rural de Parintins-AM. Trata-se de uma pesquisa em arte de cunho qualitativo que consistiu em uma prática colaborativa realizada por meio da linguagem do desenho, visando resgatar aspectos da memória cultural do lugar. O projeto contou com o envolvimento de 17 comunitários e ex-moradores (em que me incluo). A pesquisa conta com alguns eixos referenciais como memória, identidade, cultura e desenho e teve como suporte teórico autores como Maurice Halbwachs e Ecléa Bosi, no que tange ao conceito de memória social, assim como Santos e Laraia conceituando cultura; e de Edith Derdyk no que se refere à linguagem do desenho. Além destes também foram trabalhados autores que exploram as possibilidades da expressão artística ao partir do contexto sociocultural e da noção de participação colaborativa na arte, dando suporte para essa pesquisa. |
Abstract: | The present work is a case study carried out in the São Tomé community on the Uaicurapá river, an area in the rural area of Parintins-AM. This is qualitative art research that consisted of a collaborative practice carried out through the language of drawing, aiming to rescue aspects of the cultural memory of the place. The project involved the involvement of 17 community members and former residents (myself included). The research has some referential axes such as memory, identity, culture and drawing and had theoretical support from authors such as Maurice Halbwachs and Ecléa Bosi, regarding the concept of social memory, as well as Santos and Laraia conceptualizing culture; and Edith Derdyk in terms of drawing language. In addition to these, authors who explore the possibilities of artistic expression based on the sociocultural context and the notion of collaborative participation in art were also worked on, providing support for this research. |
Keywords: | Desenho Memória Práticas Colaborativas Identidade Cultural |
metadata.dc.subject.cnpq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) |
metadata.dc.publisher.course: | Artes Visuais - Licenciatura - Parintins |
Citation: | RODRIGUES, Raimunda Batista. Desenho de memória e desenho da memória: um estudo de caso na comunidade São Tomé, rio Uaicurapá. 2024. 113 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas, Parintins, 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8258 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_RaimundaRodrigues.pdf | 3,14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.