Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8259
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Métodos de ensino e aprendizagem da modalidade futsal no contexto escolar: uma revisão de literatura |
metadata.dc.creator: | Batista, Hector Franklin Johnnes Martins |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Andrade, Mariana Pereira de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cabo Verde, Evandro Jorge Souza Ribeiro |
metadata.dc.contributor.referee2: | Gadelha, Helida Roselina Cardoso |
metadata.dc.description.resumo: | A modalidade do futsal é uma das práticas esportivas mais praticadas nas aulas de Educação Física na escola. O esporte é um dos instrumentos mais utilizado para a formação reflexiva e crítica do aluno. Objetivo: Objetivo deste trabalho constituiu-se em identificar e refletir sobre os métodos de ensino e aprendizagem do futsal no contexto escolar. Material e Métodos: Este trabalho, foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica de artigos publicados no período de 2013 até 2024. Resultados: Os métodos encontrados no estudo e apresentados são o método parcial, método analítico, método situacional, método global e Método Sport Education Model. Foi realizada a reflexão sobre a utilização em contexto de preferência de cada um dos métodos citados e exemplificado. Considerações Finais: Identificamos os cinco métodos mais citados nos trabalhos levantados, sendo possível perceber que há uma diferenciação de pesquisas anteriores levando ao indício de novas perspectivas no trabalho da modalidade no ambiente escolar, principalmente após influência das BNCCs. |
Abstract: | Futsal is one of the most practiced sports practices in Physical Education classes at school. Sport is one of the most used instruments for the reflective and critical formation of the student. Objective: The objective of this study was to identify and reflect on the methods of teaching and learning futsal in the school context. Material and Methods: This study was carried out through a literature review of articles published from 2013 to 2024. Results: The methods found in the study and presented are the partial method, the analytical method, the situational method, the global method and the Sport Education Model method. A reflection was made on the use in the context of preference of each of the methods mentioned and exemplified. Final Considerations: We identified the five most cited methods in the studies surveyed, and it is possible to perceive that there is a differentiation from previous researches leading to the indication of new perspectives in the work of the modality in the school environment, especially after the influence of the BNCCs. |
Keywords: | Futsal Métodos de ensino e aprendizagem Práticas pedagógicas Educação Física escola |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) |
metadata.dc.publisher.course: | Educação Física - Licenciatura - Parintins |
Citation: | BATISTA, Hector Franklin Johnnes Martins. Métodos de ensino e aprendizagem da modalidade futsal no contexto escolar: uma revisão de literatura. 2024. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Amazonas, Parintins, 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8259 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
8259. TCC_HectorBatista.pdf | 550,72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.