Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8260
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Didática histórico-crítica na Educação Infantil: do aprender a aprender ao ensino aprendizagem desenvolvente
metadata.dc.creator: Ribeiro, Kethlen Vasconcelos
metadata.dc.contributor.advisor1: Reis, Darianny Araújo dos
metadata.dc.contributor.referee1: Both, Ilaine Inês
metadata.dc.description.resumo: O artigo tem por objetivo refletir acerca das contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para pensar a didática na Educação Infantil, mais precisamente, na pré-escola. Parte da compreensão de que é necessário conhecer as bases filosóficas e psicológicas da Pedagogia Histórico-Crítica e como estas sustentam uma pedagogia transformadora através de uma didática crítica e propositiva, que articula e mobiliza conteúdos e práticas alternativas às pedagogias hegemônicas. A didática do professor, voltada para o desenvolvimento da criança enquanto sujeito social e cultural é problematizada e enfocada a partir dos fundamentos da teoria da periodização do desenvolvimento psíquico e dos pressupostos do materialismo histórico-dialético. O estudo decorre de pesquisa bibliográfica, sustentada em literatura especializada, cujos principais aportes teórico-conceituais centram-se na Pedagogia Histórico-Crítica e na Teoria da Periodização do Desenvolvimento Psíquico formulada no âmbito da Teoria Histórico-Cultural. Os resultados apontam para uma educação infantil na qual o ensino seja estruturante do trabalho educativo com vistas ao desenvolvimento integral da criança, em que as experiências vivenciadas sejam articuladas à atividade-guia para prover as potencialidades encontradas em cada criança.
Abstract: The article aims to reflect on the contributions of Historical-Critical Pedagogy to thinking about didactics in Early Childhood Education, more precisely, in pre-school. It starts from the understanding that it is necessary to know the philosophical and psychological bases of Historical-Critical Pedagogy and how these support a transformative pedagogy through critical and propositional didactics, which articulates and mobilizes alternative content and practices to hegemonic pedagogies. The teacher's teaching, aimed at the development of the child as a social and cultural subject, is problematized and focused on the foundations of the theory of periodization of psychic development and the assumptions of historical-dialectical materialism. The study results from bibliographical research, supported by specialized literature, whose main theoretical-conceptual contributions focus on Historical-Critical Pedagogy and the Theory of Periodization of Psychic Development formulated within the scope of Historical-Cultural Theory. The results point to an early childhood education in which teaching is structuring of educational work with a view to the child's integral development, in which the experiences are linked to the guiding activity to provide the potential found in each child.
Keywords: Educação Infantil
Didática Histórico-Crítica
Psicologia Histórico-Cultural
Historical-Critical Didactics
Historical-Cultural Psychology
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8260
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_KethlenRibeiro.pdf).pdf241,17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.