Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8263
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Avaliação externa de cursos de graduação: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior |
metadata.dc.creator: | Ramos, Alessandro de Oliveira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Souza Júnior, Armando Araújo de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Moraes, Ana Flávia de Moraes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Nogueira, Ricardo Jorge da Cunha Costa |
metadata.dc.description.resumo: | A avaliação externa dos cursos de graduação é um mecanismo essencial para assegurar a qualidade educacional nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. Regulamentada pelo Ministério da Educação (MEC) e conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), essa prática visa garantir padrões de qualidade e orientar melhorias nos cursos, contribuindo para a consolidação de um sistema educacional mais eficaz e alinhado às demandas da sociedade. Este trabalho analisa o impacto do processo de avaliação externa nos cursos de graduação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com ênfase nas estratégias e resultados promovidos pela Procuradoria Educacional Institucional (PEI). A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas e análise documental, utilizando a pesquisa-ação para colaborar com os participantes durante o processo investigativo. Os resultados destacam o papel estratégico da PEI na coordenação e suporte às unidades acadêmicas, especialmente no preenchimento correto dos formulários eletrônicos FE1 e FE2 e na preparação para as visitas in loco. A recente reestruturação da PEI, agora vinculada à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), aprimorou o alinhamento das atividades regulatórias e educacionais, resultando em maior eficácia na avaliação externa. Esse novo fluxo mostrou impacto positivo nas avaliações dos cursos, com melhorias nos desempenhos e cumprimento rigoroso dos prazos. |
Abstract: | The external evaluation of undergraduate programs is an essential mechanism to ensure educational quality in Brazilian Higher Education Institutions (HEIs). Regulated by the Ministry of Education (MEC) and conducted by the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), this practice aims to guarantee quality standards and guide course improvements, contributing to the consolidation of a more effective educational system aligned with societal demands. This study analyzes the impact of the external evaluation process on the undergraduate programs at the Federal University of Amazonas (UFAM), emphasizing the strategies and results driven by the Institutional Educational Office (PEI). The research employed a qualitative approach, collecting data through interviews and document analysis, and using action research to collaborate with participants during the investigative process. The results highlight the strategic role of the PEI in coordinating and supporting academic units, particularly in the accurate completion of electronic forms FE1 and FE2 and in preparation for on-site visits. The recent restructuring of the PEI, now linked to the Office of Undergraduate Education (PROEG), has improved the alignment of regulatory and educational activities, resulting in greater effectiveness in external evaluations. This new workflow has shown a positive impact on course assessments, with improvements in performance and strict adherence to deadlines. |
Keywords: | Avaliação externa Gestão acadêmica Mapeamento de processos |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FES - Faculdade de Estudos Sociais |
metadata.dc.publisher.course: | Administração - Bacharelado - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8263 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_AlessandroRamos.pdf | 747,72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.