Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8268
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | Educação de Jovens e Adultos e evasão escolar: entre motivos, influencias e desafios na realidade de uma escola em Parintins (AM) |
metadata.dc.creator: | Azevedo, Geisy Machado de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Martins, Kezia Simeia Barbosa da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Simas, Maria José Souza |
metadata.dc.contributor.referee3: | Vasconcelos, Maria Eliane de Oliveira |
metadata.dc.description.resumo: | A evasão escolar, embora bastante estudada e debatida em diversas pesquisas, ainda é um fenômeno encontrado frequentemente na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O interesse pelo tema surgiu de diálogos, leituras e estudos na Graduação, bem como a convivência pessoal com pessoas que desistiram dos estudos. O objetivo central é compreender os motivos que influenciam a evasão escolar e os desafios para a Educação de Jovens e Adultos na realidade de uma escola da EJA em Parintins (AM). Os caminhos metodológicos foram traçados por uma abordagem qualitativa, por meio da Pesquisa de Campo em uma escola municipal de Parintins (AM), cujo instrumento foi a entrevista semiaberta com professores e com estudantes matriculados na EJA que evadiram da escola no ano letivo de 2023, ou que pouco frequentam a sala de aula. É crucial destacar que a evasão escolar na EJA não pode ser abordada de forma isolada, mas sim como parte de um conjunto mais amplo de questões sociais, econômicas e educacionais. As vozes dos professores e equipe pedagógica ressaltam o esquecimento da modalidade em vários campos e salientam o necessário olhar sensível e comprometido para os sujeitos da EJA. |
Abstract: | School dropout, although widely studied and debated in several studies, is still a phenomenon frequently found in Youth and Adult Education (EJA). Her interest in the subject arose from dialogues, readings and studies during her undergraduate studies, as well as personal contact with people who had given up their studies. The main objective is to understand the reasons that influence school dropout and the challenges for Youth and Adult Education in the reality of an EJA school in Parintins (AM). The Paths The methodological findings were outlined by a qualitative approach, through Field Research in a municipal school in Parintins (AM), whose instrument was the semi-open interview with teachers and students enrolled in EJA who dropped out of school in the 2023 school year, or who rarely attend the classroom. It is crucial to highlight that truancy in EJA cannot be addressed in isolation, but rather as part of a broader set of social, economic and educational issues. The voices of the teachers and pedagogical team highlight the oblivion of the modality in several fields and highlight the necessary sensitive and committed look at the EJA subjects. |
Keywords: | EJA Evasão Escolar Motivos Desafios |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Parintins |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8268 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_GeyseAzevedo.pdf | 594,36 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.