Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8270
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | A gestão escolar na educação infantil: o papel do gestor no cuidar e educar da criança |
Other Titles: | School management in childhood education: the role of the manager in caring for and educating children |
metadata.dc.creator: | Fonseca, Valmir Cidade |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Vasconcelos, Corina Fátima Costa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Fonseca, José Luiz Pereira da |
metadata.dc.contributor.referee3: | Azevedo, Railce da Silva |
metadata.dc.description.resumo: | Este estudo objetiva compreender o papel do gestor escolar no cuidar e educar das crianças em um Centro Educacional Infantil no município de Parintins, Am. Propõe-se também a identificar o papel da gestão escolar e seu envolvimento no processo ensino-aprendizagem das crianças, verificar a visão de professores e pais de alunos sobre a atuação da gestão e descrever as experiências, desafios e contribuições vivenciadas por gestores no âmbito da Educação Infantil. O estudo assume uma abordagem qualitativa, constituindo-se em uma pesquisa de campo, cuja coleta de dados ocorreu por meio de entrevista direcionada à gestora e professoras da instituição, bem como a aplicação de questionário aos pais ou responsáveis das crianças matriculadas. Os dados evidenciam que exercer a função de gestor(a) não é uma tarefa simples, já que exige o enfrentamento de inúmeras dificuldades e exigências requeridas pelo sistema educacional e da sociedade de modo geral. O excesso de demandas administrativas tem tomado a atenção da gestora em detrimento das questões pedagógicas, inviabilizando sua participação mais efetiva na educação e cuidado das crianças. Portanto, o papel do gestor(a) assume extrema importância na educação e cuidado da criança pequena, isto porque cabe a ele a maior reponsabilidade da organização do espaço escolar, o cuidado com as relações afetivas e a proposição de ações que viabilizem a solução de problemas que impendem o sucesso escolar das crianças e o trabalho do professor na educação infantil. |
Abstract: | This study aims to understand the role of the school manager in caring for and educating children in a Children's Educational Center in the city of Parintins, Am. It also proposes to identify the role of school management and its involvement in the children's teaching-learning process, verify the view of teachers and parents of students on the performance of management and describe the experiences, challenges and contributions experienced by managers within the scope of Early Childhood Education. The study takes a qualitative approach, consisting of field research, whose data collection occurred through interviews with the institution's manager and teachers, as well as the application of a questionnaire to the parents or guardians of the children enrolled. The data show that exercising the role of manager is not a simple task, as it requires facing numerous difficulties and demands required by the educational system and society in general. The excess of administrative demands has taken the manager's attention to the detriment of pedagogical issues, making her more effective participation in the education and care of children unfeasible. Therefore, the role of the manager is extremely important in the education and care of young children, because he or she has the greatest responsibility for organizing the school space, caring for affective relationships and proposing actions that enable the solution of problems that affect children's academic success and the work of teachers in early childhood education. |
Keywords: | Gestão Escolar School management Gestor Educação Infantil Parintins Manager Child Education Parintins |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Parintins |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8270 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Valmir Fonseca.pdf | 274,26 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.