Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8271
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O processo de ensino- aprendizagem em Botânica no município de Humaitá, Amazonas: percepção dos professores |
metadata.dc.creator: | Ferreira, Ana Sara Diniz |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Lima, Renato Abreu |
metadata.dc.contributor.referee1: | Araújo, Juscélia Araújo e |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, João Bosco Ferreira de |
metadata.dc.description.resumo: | O ensino de Botânica na Educação Básica tem encontrado desafios, em especial, devido à falta de materiais visuais, restritos somente a imagens de livros e à memorização de termos para a aprendizagem. Por isso, dependendo do modo como são abordados os conteúdos de Botânica, pode-se despertar nos alunos curiosidade e interesse, uma vez que eles podem se deparar com uma planta ou derivados dela, tornando possível relacionar o conteúdo aprendido em sala de aula com o dia a dia desses alunos. O objetivo deste estudo foi analisar os desafios e dificuldades enfrentados pelos professores no processo de ensino-aprendizagem de Botânica em escolas municipais em Humaitá, Amazonas. Este estudo foi realizado com professores do ensino fundamental – anos finais. A pesquisa de cunho descritiva e quanti-quali, foi realizada por meio de questionário semiestruturado (perguntas objetivas e discursivas). A abordagem se deu em relação ao perfil social, tempo de experiência, e aspectos referentes a percepção desses professores em relação aos desafios e dificuldades enfrentados por eles no ensino-aprendizagem de Botânica. Verificou-se que existem professores atuando no ensino de ciências que não são da área da Ciências Biológicas e que ainda assim, fazem um esforço para que os alunos tenham um bom aprendizado, o que mostra o compromisso com esse ensino, pois reconhecem a importância dessa temática. Portanto, ao trazer informações por meio desse estudo e explorar a percepção dos professores, espera-se que seja possível promover a reflexão docente e contribuir para a revisão de suas práticas pedagógicas, tanto para os atuantes quanto para os futuros profissionais. |
Abstract: | The teaching of Botany in Basic Education has encountered challenges, in particular due to the lack of visual materials, restricted only to images from books and the memorization of terms for learning. Therefore, depending on the way in which Botany content is approached, students may be curious and interested, as they may come across a plant or derivatives of it, making it possible to relate the content learned in the classroom with the these students' daily lives. The objective of this study was to analyze the challenges and difficulties faced by teachers in the Botany teaching-learning process in municipal schools in Humaitá, Amazonas. This study was carried out with elementary school teachers – final years. The descriptive, quantitative and qualitative research was carried out using a semi-structured questionnaire (objective and discursive questions). The approach took place in relation to the social profile, length of experience, and aspects relating to the perception of these teachers in relation to the challenges and difficulties they faced in the teaching-learning of Botany. It was found that there are teachers working in science teaching who are not in the area of Biological Sciences and who still make an effort to ensure that students learn well, which shows their commitment to this teaching, as they recognize the importance of this theme. Therefore, by bringing information through this study and exploring teachers' perceptions, it is hoped that it will be possible to promote teacher reflection and contribute to the review of their pedagogical practices, both for current and future professionals. |
Keywords: | Ensino-Aprendizagem Teaching-Learning Práticas Pedagógicas Reflexão Docente Teaching Reflection Pedagogical practices Formação de Professores |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá) |
metadata.dc.publisher.course: | Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Humaitá |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8271 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_AnaSaraFerreira.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.