Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8273
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Estratégias de marketing nas Igrejas Católicas: estudo de caso da Arquidiocese de Manaus
metadata.dc.creator: Penha, Karina Miranda
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza Júnior, Armando Araújo de
metadata.dc.contributor.referee1: Moraes, Ana Flávia de Moraes
metadata.dc.contributor.referee2: Nogueira, Ricardo Jorge da Cunha Costa
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre a aplicação de estratégias de marketing nas igrejas católicas da Arquidiocese de Manaus. O objetivo da pesquisa foi investigar as estratégias de marketing adotadas por uma igreja católica localizada em Manaus. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, com coleta de dados realizada por meio de entrevistas com líderes religiosos. O marketing religioso aplica estratégias de marketing a instituições religiosas, promovendo seu crescimento e cumprindo sua missão de forma eficaz. A Arquidiocese de Manaus, embora não adote estratégias de marketing tradicionais, utiliza diversos canais de comunicação, como rádio, redes sociais, TV e revista, para divulgar suas atividades. Embora esses meios desempenhem funções semelhantes a um plano de marketing, a falta de uma estrutura formal limita uma abordagem mais estratégica. A igreja, por outro lado, mantém os preceitos tradicionais da arquidiocese, com ênfase nas celebrações litúrgicas, como missas e festas das padroeiras, que são essenciais para sua atuação e permanecem inalteradas pelas estratégias de marketing.
Abstract: This paper presents a case study on the application of marketing strategies in Catholic churches of the Archdiocese of Manaus. The objective of the research was to investigate the marketing strategies adopted by a Catholic church located in Manaus. The research uses a qualitative approach, with data collection carried out through interviews with religious leaders. Religious marketing applies marketing strategies to religious institutions, promoting their growth and fulfilling their mission effectively. The Archdiocese of Manaus, although it does not adopt traditional marketing strategies, uses several communication channels, such as radio, social media, TV, and magazines, to promote its activities. Although these channels perform functions similar to a marketing plan, the lack of a formal structure limits a more strategic approach. The church, on the other hand, maintains the traditional precepts of the archdiocese, with a focus on liturgical celebrations, such as masses and patron saint festivals, which are essential to its operations and remain unchanged by marketing strategies.
Keywords: Marketing religioso
Igreja Católica
Estratégia
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FES - Faculdade de Estudos Sociais
metadata.dc.publisher.course: Administração - Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8273
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_KarinaPenha.pdf706,85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.