Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8281
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | As crenças dos professores surdos de Manaus: perspectivas e desafios |
metadata.dc.creator: | Gomes, Roberta Spener |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Costa, Tatyana Sampaio Monteiro Pessoa da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Bastos, Elizandra de Lima Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Mendes, Manoela de Oliveira |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho procurou compreender as crenças, perspectivas e desafios dos alunos ouvintes na aprendizagem de Libras como segunda língua (L2). Para isso, fizemos uma entrevista com 6 professores surdos, de idades entre 20 e 50 anos, responderam a perguntas de flexibilidade que buscavam compreender o processo de ensino de libras e comunicação entre os alunos ouvintes, através dos cursos como CEL (Centro de Estudos de Línguas) e outros. Para tanto, buscamos os teóricos sobre crenças no Ensino de Línguas como BARCELOS 2006 e os ensinos de Libras ouvintes, como GESSER, 2012 e outros pesquisadores nacionais. Os resultados revelaram que essas crenças dos professores surdos são capazes de ensinar a LIBRAS para os alunos ouvintes, pois a Libras realmente é uma língua com uma estrutura linguística própria. No entanto, eles acreditam que a aprendizagem de Libras pode contribuir positivamente com a formação profissional deles. |
Abstract: | This sought to understand the beliefs, perspectives and challenges of hearing learning Libras as a second language (L2). To do this, we conducted interviewed 6 deaf teachers, aged between 20 and 50, They answered flexible questions aimed at understanding the process of teaching and communication between hearing students, through courses such as CEL (Center for Language Studies) and others. To this end, we looked to theorists on beliefs in language teaching, such as BARCELOS 2006, and the teaching of Libras to hearing teaching, such as GESSER, 2012 and other national researchers. The results revealed that these beliefs of deaf teachers are capable of teach LIBRAS to hearing students, because Libras really is a language with its own linguistic structure. with its own linguistic structure. However, they believe that learning Libras can contribute positively to their professional training. their professional training. |
Keywords: | Libras Professor surdo Crenças Língua |
metadata.dc.subject.cnpq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FLET - Faculdade de Letras |
metadata.dc.publisher.course: | Letras - Libras - Licenciatura - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8281 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_RobertaGomes.pdf | 164,01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.