Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8282
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | Neurociências e a prática docente no processo de aprendizagem da leitura das crianças do 1º ciclo do ensino fundamental |
Other Titles: | Neurosciences and teaching practice in the process of learning to read among children in the 1st cycle of elementary school |
metadata.dc.creator: | Oliveira, Mylena Perpétua dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Vasconcelos, Corina Fátima Costa |
metadata.dc.contributor.referee1: | Justi, Jadson |
metadata.dc.contributor.referee2: | Martins, Kézia Siméia Barbosa da Silva |
metadata.dc.description.resumo: | O presente estudo teve como objetivo compreender como o conhecimento das bases neurobiológicas da leitura pode influenciar as práticas pedagógicas dos professores do 1º ciclo do ensino fundamental de uma escola pública do município de Parintins, Am. Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa do tipo descritiva. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com duas professoras que atuam nesse ciclo escolar. Os resultados obtidos revelam que as professoras possuem um conhecimento limitado acerca das neurociências e suas implicações no processo de aprendizagem da leitura. Assim é necessário investir em formação continuada dos professores, bem como em estratégias didático-pedagógicas que possam ser utilizadas para facilitar o processo de aprendizagem da leitura das crianças com base nas neurociências. Acredita-se que o investimento na formação docente poderá potencializar as práticas pedagógicas dos professores, contribuindo para a efetivação da habilidade leitora das crianças. Além disso, espera-se que essa pesquisa possa despertar o interesse de outros profissionais para a importância das neurociências na área da educação, incentivando novos estudos e reflexões sobre o tema. |
Abstract: | The present study aimed to understand how knowledge of the neurobiological foundations of reading can influence the pedagogical practices of teachers in the 1st cycle of elementary education in a public school in the municipality of Parintins, Am. To achieve the proposed objective, the research adopted a qualitative descriptive approach. Data collection was done through semi-structured interviews conducted with two teachers working in this grade level. The results obtained reveal that the teachers have limited knowledge about neuroscience and its implications in the learning process of reading. Therefore, it is necessary to invest in continuous teacher training, as well as in didactic-pedagogical strategies that can be used to facilitate the learning process of reading for children based on neuroscience. It is believed that investing in teacher education can enhance the pedagogical practices of teachers, contributing to the development of children's reading skills. Additionally, it is hoped that this research can arouse the interest of other professionals in the importance of neuroscience in the field of education, encouraging further studies and reflections on the topic. |
Keywords: | Neurociências Educação Prática docente Leitura Neurosciences Education Teaching practice Reading |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Parintins |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8282 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_MylenaOliveira.pdf | 9,93 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.