Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8285
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Produção de coleções biológicas por meio de Plantas da Região Amazônica para o Ensino de Botânica em uma Escola Pública de Humaitá-AM
metadata.dc.creator: Cruz, Marcelo de Souza da
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Renato Abreu
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Juracy Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, João Bosco Ferreira de
metadata.dc.description.resumo: O ensino de Biologia ainda está sobre uma perspectiva desafiadora na elaboração e transmissão de saberes, pois está vinculada a uma bagagem de informações contidas dentro de seus campos de estudo que a abrangem, na qual são abordados na maioria das vezes somente de modo teórico, uma vez que os conceitos biológicos se fazem presentes no cotidiano e estão em constante interação com seres humanos desde os primórdios, como é perceptível a relação das plantas com o homem e o meio ecológico, por meio desse pressuposto a contextualização mostra-se como uma alternativa relevante para promover a compreensão dos conceitos de botânica no âmbito regional, além de propiciar para o conhecimento da biodiversidade da flora local de plantas. Assim, busca-se alternativas que aproximem os alunos dos estudos vegetais para a produção de coleções biológicas baseando-se na produção de exsicatas, sementecas, carpotecas e micotecas, a fim de promover um ensino de botânica de modo facilitador e o entendimento e valorização da flora local. O presente objetivou-se analisar e comparar o processo de ensino-aprendizagem acerca das atividades desenvolvidas por meio das coleções biológicas no ensino de botânica de alunos da EJA em uma escola pública do munícipio de Humaitá-AM. Na qual, a presente pesquisa caracteriza-se como sendo uma pesquisa de caráter experimental com viés quali-quantitativa, com abrangência no ensino de botânica, em que a mesma foi aplicada em uma escola pública de ensino médio na modalidade da EJA. Mediante ao presente trabalho foi perceptível que as coleções biológicas como uma proposta didática promoveu um maior conhecimento e valorização da biodiversidade da flora regional da Amazônia por meio da produção das coleções, onde visou oportunizar o protagonismo do aluno como sendo um fator indispensável para melhoria do processo de ensino em botânica. Com a aplicação da respectiva proposta oportunizou-se a aprendizagem sobre morfologia vegetal na prática, onde os próprios estudantes construíram o seu material de estudo, constatou por meio dos resultados que os alunos apresentaram suas respostas de modo mais acentuado, em que destacaram que com a prática foi possível conhecer além da morfologia dos vegetais na prática, pois também a oportunizou para um maior conhecimento e valorização da flora regional, tornando o ensino de botânica mais proveitoso dinâmico, em comparativo com os dados prévios a intervenção observou-se que os alunos demonstraram seus conhecimentos de maneira de maneira mais clara e suscinta. Notou-se, por meio das análises realizadas que as coleções como uma estratégia didática mostrou-se ser um meio eficaz para acentuar os alunos a determinados conteúdos vinculados a temática botânica que na maioria das vezes só por meio de uma aula teórica, eles não conseguem compreender para desenvolver os conceitos científicos.
Abstract: The teaching of Biology still faces a challenging perspective in the elaboration and transmission of knowledge, as it is linked to a baggage of information contained within its fields of study that encompass it, in which they are approached most of the time only in a theoretical way, a Since biological concepts are present in everyday life and are in constant interaction with human beings since the beginning, as the relationship between plants and humans and the ecological environment is noticeable, through this assumption, contextualization proves to be a relevant alternative to promote the understanding of Botany concepts at a regional level, in addition to providing knowledge about the biodiversity of the local plant flora. Thus, alternatives are sought that bring students closer to plant studies for the production of biological collections based on the production of exsiccates, seeds, carpots and mycotheques, in order to promote botany teaching in a facilitating way and the understanding and appreciation of botany. local flora. The present objective was to analyze and compare the teaching-learning process regarding the activities developed through biological collections in teaching botany to EJA students in a public school in the municipality of Humaitá-AM. In which, the present research is characterized as being an experimental research with a qualitative-quantitative bias, covering the teaching of Botany, in which it was applied in a public high school in the EJA modality. Through this work, it was noticeable that biological collections as a didactic proposal promoted greater knowledge and appreciation of the biodiversity of the regional flora of the Amazon through the production of collections, which aimed to provide opportunities for student protagonism as an indispensable factor in improving the process. teaching in botany. With the application of the respective proposal, it was possible to learn about plant morphology in practice, where the students themselves constructed their study material, it was found through the results that the students presented their answers in a more accentuated way, in which they highlighted that with the practice, it was possible to learn more than the morphology of plants in practice, as it also provided opportunities for greater knowledge and appreciation of the regional flora, making botany teaching more dynamic and fruitful, in comparison with the data prior to the intervention, it was observed that the students demonstrated their knowledge more clearly and succinctly. It was noted, through the analyzes carried out, that collections as a didactic strategy proved to be an effective means of encouraging students to certain content linked to botanical themes that, in most cases, they are unable to achieve through a theoretical class alone. understand to develop scientific concepts.
Keywords: Biologia
Biodiversidade da Amazônia
Impercepção botânica
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Humaitá
Citation: CRUZ, Marcelo Souza. Produção de Coleções Biológicas por meio de Plantas da Região Amazônica para o Ensino de Botânica em uma Escola Pública de Humaitá-AM. 2024. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências-Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8285
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MarceloCruz.pdf965,16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.