Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8286
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A prática docente do(a) professor(a) iniciante egresso do curso de licenciatura em ciências: biologia e química de Humaitá/AM |
Other Titles: | The teaching practice of beginner teachers graduating from the Science Education program: Biology and Chemistry in Humaitá/AM |
metadata.dc.creator: | Jordão, Bruna Corrêa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Coelho, Euricléia Gomes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Fabiano, Merlotti |
metadata.dc.contributor.referee2: | Paula, Roberto Adonias de |
metadata.dc.description.resumo: | O início da docência representa uma etapa marcada por dilemas e tensões, também é uma fase de descoberta e aprendizagens, que promove constituição da identidade docente. O presente trabalho parte do questionamento: Como o professor iniciante, egresso do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, desenvolve sua prática docente na educação básica de Humaitá - AM? Tendo como objetivo geral de compreender como o professor(a) iniciante, egresso do Curso de Ciências: Biologia e Química, desenvolve sua prática pedagógica no contexto escolar. A pesquisa é de natureza qualitativa, possui como instrumento de pesquisa o questionário online aplicado aos professores iniciantes egressos do curso de Ciência: Biologia e Química do IEAA, os resultados foram analisados a partir da aproximação da análise de conteúdo de Bardin (2016). Os professores iniciantes compreendem que a profissão do professor não é valorizada e ainda é caracterizada por desafios e adaptações, devido sua inserção na escola de forma aligeirada logo após a formação. Outro dado importante é a falta de infraestrutura e recursos didáticos nas escolas, por isso, os professores iniciantes utilizam materiais alternativos nas aulas experimentais, e possui o aporte teórico do lúdico nas estratégias didáticas. Portanto, observamos que o “choque de realidade” vivenciado pelos professores iniciantes está presente nas respostas dos professores, seus desafios e expectativa na profissão. Nesse sentido, entendemos a necessidade de política públicas que possam contribuir com a inserção do profissional em início de carreira no campo profissional e assim contribui com melhoria da educação no país. |
Abstract: | The beginning of teaching represents a stage marked by dilemmas and tensions; it is also a phase of discovery and learning that promotes the constitution of the teaching identity. This work starts from the question: How does the beginner teacher, graduate of the Bachelor of Science in Biology and Chemistry program, develop their teaching practice in basic education in Humaitá - AM? Having as a general objective to understand how the beginner teacher, graduate of the Bachelor of Science in Biology and Chemistry program, develops their pedagogical practice in the school context. The research is qualitative in nature, using an online questionnaire as a research instrument applied to beginner teachers graduated from the Biology and Chemistry program at IEAA. The results were analyzed based on the content analysis approach by Bardin (2016). Beginner teachers understand that the teaching profession is not valued and is still characterized by challenges and adaptations, due to their rushed insertion into the school shortly after graduation. Another important aspect is the lack of infrastructure and didactic resources in schools; therefore, beginner teachers use alternative materials in experimental classes and incorporate playfulness into their didactic strategies. Therefore, we observe that the 'reality shock' experienced by beginner teachers is present in their responses, challenges, and expectations in the profession. In this sense, we understand the need for public policies that can contribute to the insertion of early-career professionals in the professional field and thus contribute to the improvement of education in the country. |
Keywords: | Professores Iniciantes Práticas Pedagógicas Biologia e Química |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá) |
metadata.dc.publisher.course: | Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Humaitá |
Citation: | JORDÃO, Bruna Corrêa. A prática docente do(a) professor(a) iniciante egresso do curso de licenciatura em ciências: biologia e química de Humaitá/AM. 2024. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências: Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8286 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_BrunaJordao.pdf | 466,12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.